Repository logo
 
Publication

A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio

dc.contributor.advisorAlmeida, Claudia
dc.contributor.authorRocha, Marta de Oliveira
dc.date.accessioned2013-07-03T16:31:12Z
dc.date.available2013-07-03T16:31:12Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionDissertação de mest., Gestão de Organizações Turísticas, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2010por
dc.description.abstractActualmente a Internet assume um papel importante no quotidiano das empresas, principalmente das empresas de serviços que vêem no mercado online uma plataforma de disponibilização dos seus produtos e de contacto com os seus clientes. Este estudo resultou da necessidade de conhecimento por parte da Hotel Distribution Management (HDM) e da revisão da extensa literatura sobre as novas tecnologias na hotelaria e no comércio electrónico. O cruzamento destes conceitos ajudou à percepção da influência das novas tecnologias nos modelos de comercialização turística e da importância do comércio electrónico no contexto dos mercados. Para este trabalho foram definidos dois objectivos: a caracterização do posicionamento online dos hotéis e a avaliação do nível de desenvolvimento dos websites próprios das unidades hoteleiras do Barlavento Algarvio. Estes objectivos visavam averiguar até que ponto o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação e informação alterou o modo como as empresas do sector turístico se posicionam no mercado. O estudo de caso foi a principal metodologia adoptada uma vez que o que se pretendia era o estudo de uma realidade específica, os hotéis de 3 a 5 estrelas do Barlavento Algarvio. Para tal foram utilizadas técnicas como o inquérito por questionário e a observação directa através de uma check-list. Através dos resultados obtidos foi possível caracterizar o posicionamento online dos hotéis, as suas principais formas de comercialização, a importância que os canais online têm no contexto geral e avaliar o nível de evolução dos websites dos hotéis quanto à interacção que oferecem aos utilizadores e às ferramentas de e-commerce que possuem.por
dc.identifier.tid202463680
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/2742
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectCanais de distribuiçãopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectE-commercepor
dc.subjectBarlaventopor
dc.subjectHotéispor
dc.titleA presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarviopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economiapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Organizações Turísticaspor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação FINAL.pdf
Size:
3.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: