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Abstract(s)
Tendo-se estreado literariamente em 1963 com Le Procès-Verbal, um romance que problematiza o código romanesco em sintonia com as propostas teóricas do nouveau roman herdadas da década anterior, e que lhe valeu o prémio Renaudot, Le Clézio mostrar-se-á doravante não apenas um escritor prolífico, mas, acima de tudo, constantemente em busca de novos objectos de observação e de novas formas de escrita. Servindo-se da escrita como meio de autoconhecimento e de tentativa de compreensão dos outros e do universo, viajará de uma estética próxima do nouveau roman para uma outra que, a pouco e pouco, recupera o romanesco, o maravilhoso, o mitológico, o histórico, etc., transfigurando, contudo, os códigos narrativos do passado. A composição de Printemps et autres saisons revela cinco figuras femininas, que podem ser vistas como símbolos de transformação, de errância, de renascimento para o amor e a vida.
Description
Keywords
Le Clézio Feminino Errância Busca interior Transformação
Pedagogical Context
Citation
Carvalho, Ana Alexandra Seabra de, “Figurações do feminino em Printemps et Autres Saisons de J.-M.G. Le Clézio”, Carnets, D’un Nobel l’autre…, numéro spécial automne-hiver 2010-2011, pp.101-121. ISSN 1646-7698
Publisher
Associação Portuguesa de Estudos Franceses
