Loading...
Person
Mendonça Seabra da Silva Andrade de Carvalho, Ana Alexandra
53 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 53
- “Je est un autre” : Maupassant et l’angoissante altérité du MoiPublication . Carvalho, Ana Alexandra Seabra deMaupassant dissects, from a pessimistic perspective, the social and human universe of his time, describing both Parisian life and that of Normandy. Author of several novels, he is truly a master of short stories. His aesthetic seeks efficiency, valuing the power of image, sobriety and rigor of expression. On the other hand, the writer also cultivates the fantastic genre, providing it with innovative elements such as the internalization of strange phenomena, based on the disorder of reason, inner anguish, imaginary and obsessive fears, questioning mankind about its own identity. For this disciple of Flaubert, the real world (both nature and society) is in its essence bad and absurd. So, his fantastic stories are marked by the sobriety of processes and elements; they immerse us, however, in the universe of anxious fear that comes from within. Above all, there is the fear of the invisible, the phobia of madness and the attraction of suicide as the ultimate salvation. We’ll revisit six Maupassant’s short stories (Sur l’eau, Lui?, Un fou?, Lettre d’un fou, Le Horla, and Qui sait?) where everyday life appears so frightening by its strangeness and cruelty and the theme of the Doppelgänger is developed.
- O jogo do desejo: retórica e comunicação amorosas na obra de Claude CrébillonPublication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de; Rodrigues, Urbano Tavares; Brilhante, Maria JoãoNo final deste trabalho, julgamos ter mostrado que Claude Crébillon reconquistou o respeito e a admiração que lhe eram devidos, tornando-se num dos nomes maiores da Literatura Francesa, ao lado de Marivaux. Prévost ou Laclos. Por um lado. através de uma análise lúcida, minuciosa e distanciada, o Autor desmascara os jogos estratégicos e tácticos da esgrima argumentativa e linguística do código retórico-comunicacional do discurso amoroso, nas suas diversas tonalidades, cambiantes e falsidades, vigente no microcosmo sociocultural aristocrático da Regência e do reinado de Luís XV. Por outro, a estrutura sintáctica, aparentemente tortuosa e labiríntica, da sua frase, tão criticada por alguns dos seus contemporâneos, sobretudo nos últimos romances, adequase. de forma exemplar, à análise psicológica, como o demonstrou Bemadette Fort (1978), seguindo os meandros da consciência e pondo a nu as complexidades, as hesitações, as contradições e as máscaras hipócritas do desejo de sedução em jogo nos conflitos entre "coeur", "esprit" e "sens". Esta análise psico-socio-Iinguística do jargão amoroso revela, de modo subtil e irónico, as máscaras da hipocrisia galante, as armas de sedução libertina, mas também as armadilhas que ameaçam a paixão quando esta confia em tal código.
- Eros & Thanatos. Estudos de literaturaPublication . Carvalho, Ana Alexandra SeabraEste livro é composto por oito estudos desenvolvidos ao longo dos últimos anos, quer como investigação pessoal, quer como material de apoio à lecionação de disciplinas da área da Literatura francesa e comparada. O seu denominador comum encontra-se na predominância das temáticas do amor e da morte no contexto da Literatura francesa (embora não exclusivamente), partindo do século XVII para chegar à atualidade.
- Claude Crébillon e a reinvenção da cortesiaPublication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deNeste estudo, sintetizamos o modo como Claude Crébillon (1707-1777) se faz herdeiro da cortesia enquanto código retórico-amoroso que pontifica no discurso literário francês desde as suas origens trovadorescas, a molda e a reinventa, tendo em conta o contexto da libertinagem galante que caracteriza o seu tempo.
- Topique(s) du public et du privé dans "Les Lettres Athéniennes" de Claude Crébillon: libertinage et roman épistolairePublication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deLorsque Claude Crébillon publie son dernier roman en 1771, Lettres athéniennes, il y remploie, quoique d’une façon esthétiquement encore plus complexe et élaborée, tous les topoї concernant le langage galant au service du libertinage et la convention de la fiction de l’authenticité du roman épistolaire, tellement à la mode chez les lecteurs de son temps.
- O sedutor e o seu público: poéticas da persuasão libertina em "The Fortunate Foundlings" de E. Haywood e "Les Heureux Orphelins" de CrébillonPublication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deA temática geral aqui proposta, “Poéticas da Persuasão”, trouxe-me à memória dois romances europeus de Setecentos esquecidos, ou mesmo desconhecidos da grande maioria do público leitor contemporâneo. Refiro-me, por um lado, a The Fortunate Foundlings, publicado anonimamente em Londres por T. Gardner em 1744, mas cedo atribuído à sua autora, a escritora prolífica e bem sucedida Elisabeth (ou Eliza) Fowler Haywood (1693?-1756) e, por outro, a Les Heureux Orphelins, Histoire imitée de l’Anglais, publicado dez anos mais tarde em Bruxelas pelos irmãos Vasse (romance em quatro partes, supostamente a tradução de uma obra inglesa não referenciada mas que o século XX identificou como tratando-se, afinal, dos Fortunate Foundlings). As duas primeiras partes surgem sob anonimato, mas as terceira e quarta são assinadas pelo verdadeiro autor do conjunto, o romancista francês Claude Prosper Jolyot de Crébillon (1707-1777).
- Fantástico e onírico em Urbano Tavares Rodrigues: o caso de "Filipa Nesse Dia”Publication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deNo romance Filipa Nesse Dia de Urbano Tavares Rodrigues, o funcionamento dos elementos insólitos (sejam eles reais, sobrenaturais, sonhados ou imaginários) prenuncia o desfecho trágico, evocando a simbologia iniciática do conto maravilhoso e fazendo com que a personagem e o leitor hesitem entre a sua natureza real ou fantasmagórica (sendo que este fantasma tanto pode ser sobrenatural como onírico, fruto do sonho ou da alucinação). O romance instaura esta ambiguidade interpretativa desde o início, mantendo-a até ao fim.
- A metamorfose em Claude CrébillonPublication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deNeste artigo, estudaremos os sentidos da metamorfose em quatro narrativas de Claude Crébillon: Le Sylphe, ou Songe de Madame de R*** écrit par elle-même à Madame de S*** (1730); L’Écumoire ou Tanzaï et Néadarné. Histoire japonoise (1734); Le Sopha. Conte moral (1742); e Ah Quel Conte! Conte politique et astronomique (1754). Enquanto contista, o autor recupera e transforma um vasto fundo cultural onde se cruzam as diferentes tradições associadas ao maravilhoso. Os vários sentidos da metamorfose serão aqui considerados quer enquanto processo estético-literário problematizador do exotismo maravilhoso na literatura coeva, quer como um meio lúdico e transgressor de criticar tanto a moral e os costumes excessivamente hedonistas, como as manobras do poder político. Assim, nestas obras, o processo da metamorfose está ao serviço da visão crítica sobre a literatura e a sociedade que caracteriza a poética de Crébillon.
- O Calafrio da LeituraPublication . Carvalho, Ana Alexandra Seabra deEste livro é composto por quatro estudos desenvolvidos ao longo dos últimos anos, quer como investigação pessoal, quer como material de apoio à lecionação de disciplinas da área da literatura francesa e comparada, assim como dos estudos fantásticos e da ficção-científica. O seu denominador comum encontra- se no prazer da leitura decorrente do maravilhamento ou do calafrio proporcionados por obras de ficção compreendidas entre os séculos XVIII e XX.
- Retóricas do jogo da sedução amorosa: Crébillon e a tradiçãoPublication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deO texto que aqui se apresenta constitui uma síntese dos principais traços caracterizadores, em nosso entender, dos diferentes códigos retórico-amorosos que pontificam no discurso literário francês, das suas origens até ao século XVIII libertino, nomeadamente no que diz respeito ao modo como um importante romancista de Setecentos, Claude Crébillon, se faz herdeiro dessa tradição retórico-poética...