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Abstract(s)
In addition to phonological deficits, difficulties at the level of the visual recognition system (i. e. , the mechanisms that could affect the induction of orthographic representations or the connection of visual to lexical codes) constitute potential sources of the poor reading and visual naming that characterize dyslexia.
Os estudos apresentados nesta tese sugerem que um défice no sistema de processamento fonológico por si só não é suficiente para explicar o padrão de resultados que caracterizam os leitores disléxicos, pelo menos no contexto de uma ortografia intermédia como o português. É sugerido que, nestes leitores, a existência de problemas ao nível do reconhecimento visual possa contribuir adicionalmente para os seus défices de leitura e de nomeação visual. Estes problemas parecem situar-se não apenas ao nível do processamento lexical das representações ortográficas (por exemplo, uma pobre representação ortográfica dos estímulos linguísticos) mas também nas etapas mais precoces de processamento visual, pré-lexical.
Os estudos apresentados nesta tese sugerem que um défice no sistema de processamento fonológico por si só não é suficiente para explicar o padrão de resultados que caracterizam os leitores disléxicos, pelo menos no contexto de uma ortografia intermédia como o português. É sugerido que, nestes leitores, a existência de problemas ao nível do reconhecimento visual possa contribuir adicionalmente para os seus défices de leitura e de nomeação visual. Estes problemas parecem situar-se não apenas ao nível do processamento lexical das representações ortográficas (por exemplo, uma pobre representação ortográfica dos estímulos linguísticos) mas também nas etapas mais precoces de processamento visual, pré-lexical.
Description
Keywords
Psicologia experimental Psicologia cognitiva Dislexia Desenvolvimento Aquisição da leitura Processos cognitivos Fonologia Reconhecimento visual