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Suporte dos pares e desenvolvimento vocacional em estudantes do ensino secundário: o efeito da autonomia no processo de tomada de decisão de carreira
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Gamboa, Vitor Manuel Pacheco | |
| dc.contributor.author | Silva, Alex Miguel da | |
| dc.date.accessioned | 2017-09-21T11:17:36Z | |
| dc.date.available | 2017-09-21T11:17:36Z | |
| dc.date.issued | 2017-01-12 | |
| dc.date.submitted | 2016 | |
| dc.description | Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017 | |
| dc.description.abstract | As escolhas no âmbito da carreira estão entre as decisões mais importantes que as pessoas tomam ao longo da sua vida (Gati & Tal, 2008). Além disso, a literatura tem vindo a sustentar, por um lado, o papel do suporte dos pares nos processos de exploração de carreira e no processo de tomada de decisão (Felsman & Blustein, 1999; Kracke, 2002; Sinclair, Carlsson & Björklund, 2014) e por outro lado, o efeito da autonomia nesse desenvolvimento vocacional (Ryan & Deci, 2000a, 2000b). Neste âmbito, o presente estudo (N=174) procurou esclarecer de que forma os níveis de autonomia de estudantes do ensino secundário estão a mediar as relações entre o suporte dos pares e os comportamentos de exploração e os níveis de indecisão de carreira. Os resultados revelaram que o suporte dos pares prediz os processos de exploração de carreira e que os indivíduos motivados intrinsecamente apresentam maiores índices de exploração e menores níveis de indecisão. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201711265 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10000 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Exploração de carreira | pt_PT |
| dc.subject | Tomada de decisão | pt_PT |
| dc.subject | Suporte dos pares | pt_PT |
| dc.subject | Autonomia | pt_PT |
| dc.title | Suporte dos pares e desenvolvimento vocacional em estudantes do ensino secundário: o efeito da autonomia no processo de tomada de decisão de carreira | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
| thesis.degree.level | Mestre | |
| thesis.degree.name | Psicologia da Educação | pt_PT |
