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O julgamento moral na perspectiva de crianças com 5 e 6 anos
dc.contributor.advisor | Simões, Helena Ralha | |
dc.contributor.advisor | Horta, Helena | |
dc.contributor.author | Farias, Ana Filipa Peres | |
dc.date.accessioned | 2014-05-16T16:11:28Z | |
dc.date.available | 2014-05-16T16:11:28Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description | Dissertação de mest., Educação Pré-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011 | por |
dc.description.abstract | A presente investigação aborda uma temática muito influente na área da educação, mais concretamente da educação pré-escolar: o julgamento moral, focando-a numa perspectiva do que caracteriza o pensamento das crianças nesta etapa do seu percurso escolar, relativamente a diversas situações. Com a temática investigada pretende-se, mediante a reacção às situações apresentadas perante um conjunto de histórias (instrumento de recolha de dados), conhecer como se processa o julgamento moral de crianças com 5 e 6 anos. O julgamento moral constitui um dos elementos cruciais para o conhecimento de um educador de infância, pois informa acerca da forma de pensar das crianças e poderá explicar algumas das suas acções e sentimentos que lhes são próprias ao longo do seu desenvolvimento e que são justificadas pelo seu nível de desenvolvimento moral. Na construção do presente trabalho, para a obtenção dos dados, foram eleitas quatro histórias, uma original de Piaget e três de autoria própria, que retratam situações do dia-a-dia de um jardim de infância e que foram possíveis de serem exploradas a fim de identificar o raciocínio moral da criança. Isto pressupôs a colocação de um conjunto de questões, a 6 crianças (três rapazes e três raparigas), com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, com o intuito de conhecer o seu julgamento moral acerca das histórias apresentadas. Assim, constituiu objectivo central da presente investigação conhecer o julgamento moral de crianças em idade pré-escolar, com o intuito de compreender como estas julgam as situações que diariamente vivenciam, das quais são protagonistas ou que acontecem ao seu redor, facilitando, desta forma, a actuação do educador. Esta abordagem permite também entender por que motivo ocorrem muitos dos conflitos que têm lugar no contexto da educação pré-escolar, que estão intimamente relacionados com o nível de desenvolvimento moral e em função do factor idade. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3986 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Educação pré-escolar | |
dc.subject | Crianças | |
dc.subject | Julgamento moral | |
dc.subject | Moralidade | |
dc.subject | Conflitos | |
dc.title | O julgamento moral na perspectiva de crianças com 5 e 6 anos | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar | por |
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- Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - O julgamento moral na perspectiva de crianças com 5 e 6 anos - Ana Filipa~1.pdf
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