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O julgamento moral na perspectiva de crianças com 5 e 6 anos

dc.contributor.advisorSimões, Helena Ralha
dc.contributor.advisorHorta, Helena
dc.contributor.authorFarias, Ana Filipa Peres
dc.date.accessioned2014-05-16T16:11:28Z
dc.date.available2014-05-16T16:11:28Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação de mest., Educação Pré-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011por
dc.description.abstractA presente investigação aborda uma temática muito influente na área da educação, mais concretamente da educação pré-escolar: o julgamento moral, focando-a numa perspectiva do que caracteriza o pensamento das crianças nesta etapa do seu percurso escolar, relativamente a diversas situações. Com a temática investigada pretende-se, mediante a reacção às situações apresentadas perante um conjunto de histórias (instrumento de recolha de dados), conhecer como se processa o julgamento moral de crianças com 5 e 6 anos. O julgamento moral constitui um dos elementos cruciais para o conhecimento de um educador de infância, pois informa acerca da forma de pensar das crianças e poderá explicar algumas das suas acções e sentimentos que lhes são próprias ao longo do seu desenvolvimento e que são justificadas pelo seu nível de desenvolvimento moral. Na construção do presente trabalho, para a obtenção dos dados, foram eleitas quatro histórias, uma original de Piaget e três de autoria própria, que retratam situações do dia-a-dia de um jardim de infância e que foram possíveis de serem exploradas a fim de identificar o raciocínio moral da criança. Isto pressupôs a colocação de um conjunto de questões, a 6 crianças (três rapazes e três raparigas), com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, com o intuito de conhecer o seu julgamento moral acerca das histórias apresentadas. Assim, constituiu objectivo central da presente investigação conhecer o julgamento moral de crianças em idade pré-escolar, com o intuito de compreender como estas julgam as situações que diariamente vivenciam, das quais são protagonistas ou que acontecem ao seu redor, facilitando, desta forma, a actuação do educador. Esta abordagem permite também entender por que motivo ocorrem muitos dos conflitos que têm lugar no contexto da educação pré-escolar, que estão intimamente relacionados com o nível de desenvolvimento moral e em função do factor idade.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3986
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEducação pré-escolar
dc.subjectCrianças
dc.subjectJulgamento moral
dc.subjectMoralidade
dc.subjectConflitos
dc.titleO julgamento moral na perspectiva de crianças com 5 e 6 anospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicaçãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpor

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