| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.84 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Os destinos turísticos, no contexto das tendências de globalização e competitividade, têm vindo a valorizar o seu património gastronómico, entre o qual a doçaria, com vista à criação de experiências memoráveis e transformadoras.
Em Portugal, o produto turístico Gastronomia & Vinhos é reconhecido como ‘estratégico’ e ‘complementar’ nas diferentes regiões do país, o que apela ao seu planeamento e gestão.
O presente trabalho assenta num estudo de caso circunscrito à região do Algarve, conhecida tradicionalmente pelo produto ‘sol e mar’, e visa determinar de que modo um produto cultural como o gastronómico, e nomeadamente a doçaria tradicional tem vindo a ser valorizada do ponto de vista turístico.
Para tal, em termos metodológicos, o trabalho apoiou-se não só numa pesquisa bibliográfica e análise documental, mas também num inquérito por entrevista a um conjunto de entidades públicas e privadas regionais associadas aos domínios em estudo e respetiva análise de conteúdo.
Quanto aos principais resultados, eles evidenciam que as entidades inquiridas perspetivam a doçaria como um valor cultural e identitário e consideram-na importante na valorização do produto turístico-gastronómico regional. Ao nível do planeamento e gestão, enfatizam a necessidade de um conhecimento mais exaustivo do receituário, a utilização dos ingredientes regionais e a dinamização através de eventos turístico-gastronómicos, onde o reforço de parcerias entre os agentes intervenientes é fulcral.
Description
Dissertação de mestrado, Direcção e Gestão Hoteleira, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2014
Keywords
Turismo Gestão hoteleira Gastronomia Património Turismo gastronómico Dieta mediterrânica
