Publication
Vermeer, Bergotte e Marcel Proust
dc.contributor.author | Mendonça Seabra da Silva Andrade de Carvalho, Ana Alexandra | |
dc.date.accessioned | 2024-07-01T10:23:54Z | |
dc.date.available | 2024-07-01T10:23:54Z | |
dc.date.issued | 2022 | en_US |
dc.date.updated | 2024-06-26T10:54:13Z | |
dc.description.abstract | Para Marcel Proust, a arte permite transfigurar o real, sublimá-lo e, por vezes, compreendê-lo de uma forma inédita e inesperada. No seu romance monumental, À la Recherche du Temps Perdu, Proust propõe um verdadeiro diálogo entre as várias artes, nomeadamente entre a literatura e a pintura: em vez de produzir puras descrições de obras de arte separadas do seu contexto, ele usa-as para oferecer um discurso enriquecido e iluminado sobre o real. Da mesma forma, o real das experiências vividas pode referir-se à arte. Para além de uma narrativa de uma determinada sequência de acontecimentos, esta obra romanesca abarca muito mais do que as memórias pessoais do narrador, procurando, sobretudo, promover uma reflexão sobre a literatura e a arte, a memória e o tempo. Aqui, estes elementos dispersos revelam-se interligados quando, a partir de todas as suas experiências negativas ou positivas, o narrador-personagem descobre o sentido da vida na arte e na literatura no final de Le Temps Retrouvé. Assim, a partir da questão da importância da arte na Recherche, gostaríamos de evocar, neste artigo, a simbologia, na definição da escrita proustiana, de um pormenor particular percecionado por Bergotte no célebre quadro de Vermeer intitulado Vista de Delft (1660-61): “le petit pan de mur jaune”. | por |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.identifier.eissn | 2184-8661 | |
dc.identifier.slug | 2184-8661 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/25552 | |
dc.language.iso | fra | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Marcel Proust | |
dc.subject | Vermeer | |
dc.subject | Literatura e Pintura | |
dc.title | Vermeer, Bergotte e Marcel Proust | en_US |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 67 | |
oaire.citation.issue | 2 | en_US |
oaire.citation.startPage | 61 | |
oaire.citation.title | Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes | |
oaire.citation.volume | 2 | en_US |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Mendonça Seabra da Silva Andrade de Carvalho | |
person.givenName | Ana Alexandra | |
person.identifier.ciencia-id | 8314-92E0-B56A | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2583-7221 | |
rcaap.cv.cienciaid | 8314-92E0-B56A | Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de Carvalho | |
rcaap.rights | openAccess | en_US |
relation.isAuthorOfPublication | 9f4a9558-776b-48ef-bd41-0af18543feab | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9f4a9558-776b-48ef-bd41-0af18543feab |