Repository logo
 
Publication

Articulação curricular e continuidade educativa - pré-escolar / 1º ciclo do ensino básico: representações em torno da problemática

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCarioca, Vito José de Jesus
dc.contributor.authorSimões, Elisabete Cristina Guerreiro Ramos
dc.date.accessioned2016-07-05T11:44:13Z
dc.date.available2016-07-05T11:44:13Z
dc.date.issued2005
dc.date.submitted2005
dc.descriptionDissertação de mest. em Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2005pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo de dissertação de mestrado assume como objectivo fulcral a concepção/validação de um instrumento de observação/avaliação de situações em torno da articulação curricular/continuidade educativa entre a educação pré-escolar e 1° ciclo do ensino básico, na lógica da representação do docente relativamente a essa problemática. Ao longo do estudo foram utilizados diversificados instrumentos de pesquisa e recolha de dados, nomeadamente o inquérito por questionário aos educadores de infância e professores do 1° ciclo do ensino básico e entrevistas semi-estruturadas a especialistas na temática em foco, num processo faseado e suportado por um desenho científico e metodologicamente rigoroso. Os resultados obtidos ao longo deste percurso permitiram estruturar a pré-versão do questionário final. A fase final resultou no Inquérito por Questionário de Representações relativamente a articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1° ciclo do ensino básico, que permitirá identificar o posicionamento destes docentes face ã problemática. A elaboração deste instrumento poderá contribuir para a compreensão da importância desta temática no seio destes profissionais de ensino, bem como a influência das representações docentes em lermos da articulação curricular, fornecendo valiosos elementos de reflexão acerca das suas práticas e desta forma, contribuir para a sua optimização em contextos formais e informais do processo de ensino.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of the present study is the conception and validation of an instrument that allows observing and assessing the representations of pre-school and primary teachers, concerning the notion of curricular continuity along the Iwo stages. The methodology and procedures used for research and data collection were subjected to a scientific design. Several instruments/tools were used for the purpose, namely, an inquiry and semi-structured interviews to experts in the area of knowledge. The quality and the amount of the results obtained during the previous research and exploratory time, guided to the conception of a pre-version, resulting on the final: Questionnaire of Representations concerning the Curricular Articulation/interface between the above considered teachers. This instrument might contribute to a better understanding of this curricular continuity, looking for the representations of the subjects. knowing the praxis and the obstacles and using it as elements to the reflexion. leading action lo optimize and improve learning environments.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8464
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArticulação Curricularpt_PT
dc.subjectContinuidade Educativapt_PT
dc.subjectTrabalho em Colaboraçãopt_PT
dc.titleArticulação curricular e continuidade educativa - pré-escolar / 1º ciclo do ensino básico: representações em torno da problemáticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Observação e Análise da Relação Educativapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
S14_SIMOES--Articulacao_curricular_e_continuidade.pdf
Size:
7.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: