Os centros de descoberta do mundo rural e a rede de percursos pedestres de Cachopo

Relatorio_Estagio_MTCU_Simone_Julio_2013.pdf1.61 MBAdobe PDF Download

O presente relatório tem como objetivo analisar o estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Turismo e Culturas Urbanas. A entidade acolhedora foi a Associação In Loco com sede em São Brás de Alportel. O turismo cultural e criativo é apontado e usado muitas vezes com fator diferenciador dos destinos, surgem também muitos estudos da sua aplicação em meios rurais para se poder gerar algum dinamismo económico e como alternativa à agricultura, até porque os estilos de vida cada vez mais agitados obrigam a que se façam pausas para descontrair. Muitas vezes, para as pessoas que vivem na cidade, uma ida ao campo acaba por se tornar muito benéfica. As principais atividades desenvolvidas estão ligadas ao turismo rural, cultural e criativo e ainda a um esforço de promoção dos centros e dos percursos. Sendo um produto com vários anos de existência muitas das suas características já estavam definidas, também já existia muito material produzido pelo que se tornava necessário enriquecê-lo com a pesquisa de outros conteúdos, organizando-os e compilando-os. Escolheu-se uma plataforma no formato de um website para agregar toda essa informação que se encontrava muito dispersa, tendo sido esta a necessidade considerada de maior prioridade pela In Loco. A par desta atividade foi-me dada também a oportunidade de desenvolver outro tipo de tarefas, pelo que pude participar na montagem de exposições, organização de eventos, produção de material promocional, criação de guias turísticos, entre outros. Durante o estágio foram muitas a atividades realizadas e os projetos em que participei, pelo que este relatório tem com função realizar uma reflexão sobre tudo o que foi feito e analisar quais os resultados atingidos. Desta forma foi possível aplicar conceitos apreendidos durante a fase curricular e usar ferramentas de modo a produzir um balanço sobre o trabalho realizado.

Dissertação de mestrado, Turismo e Culturas Urbanas, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2013

Turismo cultural Cultura urbana Turismo criativo Turismo rural Algarve - Cachopo Serra algarvia