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Advisor(s)
Abstract(s)
O estado actual das sociedades e das relações do Homem com o ambiente são
verdadeiramente preocupantes, pois já não se pode apenas considerar que o futuro das gerações
vindouras está ameaçado. Em muitos casos é o presente que se encontra comprometido.
Organismos como a UNESCO vêm alertando para a necessidade de uma rápida mudança
de atitudes das instituições, das sociedades e dos indivíduos. Reconhece serem os educadores os
agentes primordiais da mudança e para tal, tem envidado esforços no sentido de capacitar estes
profissionais para, no âmbito da sua actividade, promoverem a “revolução” que urge
empreender, nomeadamente ao nível da cidadania, democracia, desenvolvimento sustentável,
ambiente e outros mais.
Existem docentes e escolas que, sensíveis a este apelo, desenvolvem iniciativas que
concorrem para este novo paradigma educativo, incluindo no seu currículo a educação para a
cidadania, a educação ambiental, ou a educação para o desenvolvimento sustentável.
No entendimento de que a supervisão visa o desenvolvimento pessoal e profissional, neste
caso dos docentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do processo educativo e,
considerando que os alunos interagem com os seus saberes e competências, principalmente
junto das suas famílias, procurou-se conhecer as mudanças de comportamentos dos alunos, a
participação da comunidade educativa, os valores promovidos pelo projecto de Educação
Ambiental da escola e a origem dos factores adversos e facilitadores da eficácia da Educação
Ambiental.
Description
Dissertação de mest., Supervisão, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2008
Keywords
Educação ambiental - ensino básico Prática pedagógica Sucesso escolar