Repository logo
 
Publication

A sesta em crianças em idade pré-escolar: influência na realização de uma atividade didática

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Ana Cristina Hurtado de Matos
dc.contributor.advisorCorreia, Vanda Isabel Tavares
dc.contributor.authorGuerreiro, Daniela Cristina Rodrigues
dc.date.accessioned2015-10-14T09:18:49Z
dc.date.available2015-10-14T09:18:49Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré- Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractAs crianças, até aos 3 anos de idade, que frequentam os jardins de infância, dormem normalmente a sesta. Esta prática é comum a todos os estabelecimentos de educação desta faixa etária e está instituída a ideia de que este período de sono é importante para o desenvolvimento físico e intelectual da criança. No âmbito de um projeto de investigação prospetivo, averiguou-se se a prática da sesta influenciava o desempenho das crianças na realização de atividades didáticas, mais precisamente, na realização de puzzles. Esta análise foi enquadrada num contexto de realização de atividades físico-motoras e contou com dados relativos à caracterização do sono noturno e da sesta, durante o fim de semana. O sono durante a sesta, realizado por 6 crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos, foi caracterizado após observação direta, efetuada durante 8 semanas. As variáveis a caraterizar foram definidas exclusivamente para este estudo. Foi adotado o mesmo tipo de metodologia na caracterização do desempenho da criança na realização da atividade didática. Para caraterizar o sono durante o fim de semana recorreu-se ao uso de questionários preenchidos pelos pais e para descrever as sessões físico-motoras procedeu-se ao registo visual das sessões e análise subsequente. Em suma, observa-se uma relação positiva entre o desempenho da criança na realização da tarefa proposta (atividade didática - puzzles) e o perfil de realização da sesta, tanto em ambiente familiar como no jardim de infância, considerando-se, portanto, que este tipo/período de sono pode contribuir de forma positiva para o desenvolvimento da criança.pt_PT
dc.identifier.tid202210847
dc.identifier.tid202210847
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/6894
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectSonopt_PT
dc.subjectFolgapt_PT
dc.subjectPuzzlespt_PT
dc.titleA sesta em crianças em idade pré-escolar: influência na realização de uma atividade didáticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO DA PES - DANIELA GUERREIRO.pdf
Size:
2.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: