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A sesta em crianças em idade pré-escolar: influência na realização de uma atividade didática
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos | |
| dc.contributor.advisor | Correia, Vanda Isabel Tavares | |
| dc.contributor.author | Guerreiro, Daniela Cristina Rodrigues | |
| dc.date.accessioned | 2015-10-14T09:18:49Z | |
| dc.date.available | 2015-10-14T09:18:49Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.date.submitted | 2014 | |
| dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Pré- Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 | |
| dc.description.abstract | As crianças, até aos 3 anos de idade, que frequentam os jardins de infância, dormem normalmente a sesta. Esta prática é comum a todos os estabelecimentos de educação desta faixa etária e está instituída a ideia de que este período de sono é importante para o desenvolvimento físico e intelectual da criança. No âmbito de um projeto de investigação prospetivo, averiguou-se se a prática da sesta influenciava o desempenho das crianças na realização de atividades didáticas, mais precisamente, na realização de puzzles. Esta análise foi enquadrada num contexto de realização de atividades físico-motoras e contou com dados relativos à caracterização do sono noturno e da sesta, durante o fim de semana. O sono durante a sesta, realizado por 6 crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos, foi caracterizado após observação direta, efetuada durante 8 semanas. As variáveis a caraterizar foram definidas exclusivamente para este estudo. Foi adotado o mesmo tipo de metodologia na caracterização do desempenho da criança na realização da atividade didática. Para caraterizar o sono durante o fim de semana recorreu-se ao uso de questionários preenchidos pelos pais e para descrever as sessões físico-motoras procedeu-se ao registo visual das sessões e análise subsequente. Em suma, observa-se uma relação positiva entre o desempenho da criança na realização da tarefa proposta (atividade didática - puzzles) e o perfil de realização da sesta, tanto em ambiente familiar como no jardim de infância, considerando-se, portanto, que este tipo/período de sono pode contribuir de forma positiva para o desenvolvimento da criança. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202210847 | |
| dc.identifier.tid | 202210847 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/6894 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | Sono | pt_PT |
| dc.subject | Folga | pt_PT |
| dc.subject | Puzzles | pt_PT |
| dc.title | A sesta em crianças em idade pré-escolar: influência na realização de uma atividade didática | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
