Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RevistaPortuguesadeEducação_v22n2a09.pdf86.29 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste estudo são analisadas as abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes estilos de ensino características de estudantes universitários. Foi nossa intenção construir uma versão portuguesa do Approaches and Study Skills Inventory for Students — short version (Tait, Entwistle & McCune, 1998), aferindo a sua validade e fidelidade numa amostra de estudantes universitários portugueses. Os resultados na validade de constructo e os indicadores de fidelidade do instrumento parecem demonstrar que, no global, o ASSIST avalia os constructos teóricos subjacentes e os estudantes que integraram este estudo parecem, de facto, revelar determinadas formas de abordar as tarefas de estudo e de aprendizagem. São, contudo, de destacar algumas limitações, não só características de instrumentos desta natureza, mas também resultantes dos próprios procedimentos e de alguns resultados menos satisfatórios em algumas das subescalas do inventário.

Description

Keywords

Abordagens ao estudo Concepções de aprendizagem Estudantes universitários ASSIST

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED - Universidade do Minho

CC License