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A motivação profissional dos docentes do Ensino Básico e Secundário: a influência de variáveis organizacionais, individuais e pertencentes à interface sujeito-organização

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A motivação no trabalho tem-se assumido como uma pedra basilar para o alcance do sucesso organizacional em vários setores de atividade. No setor da educação tem-se dado grande ênfase à motivação docente, dado que professores motivados têm um impacto positivo na motivação dos alunos, ministram um ensino de qualidade, promovem o bem-estar na sala de aula e estão disponíveis para participar na conceção de implementação de reformas educativas. No entanto, este tema tem uma natureza complexa e multifacetada, sendo que grande parte da investigação efetuada sobre ele se tem focado no impacto dos fatores de mal-estar (e.g., ansiedade, burnout, depressão e stresse) na motivação dos professores. Ou seja, os estudos realizados têm apresentado predominantemente um cariz individual e estão ligados à psicopatologia. Assim, podemos verificar que não existe uma visão organizacional para o estudo deste tema. Contudo, as escolas são, na sua essência, organizações e, como tal, é crucial perceber como as dinâmicas organizacionais influenciam a motivação destes profissionais. Além disso, também não tem havido a preocupação em utilizar variáveis ligadas à psicologia positiva como forma de fomentar a motivação dos docentes. Deste modo, através da recolha de uma amostra composta por 1129 professores do Ensino Básico e Secundário, foram realizados um conjunto de estudos que procuraram analisar a relação entre a motivação docente, medida através do commitment organizacional, do engagement no trabalho, da motivação intrínseca e da intenção de permanecer, e um conjunto de variáveis organizacionais (clima organizacional, cultura organizacional e saúde organizacional), pertencentes à interface sujeito-organização (avaliação de desempenho, justiça organizacional e satisfação no trabalho) e individuais (capital psicológico positivo). Os estudos efetuados procuraram compreender os mecanismos, diretos e indiretos, existentes entre estas variáveis e possibilitaram a elaboração de um conjunto de propostas destinadas a promover a motivação dos docentes portugueses.

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Capital psicológico positivo Motivação docente Variáveis organizacionais Variáveis pertencentes à interface sujeito-organização Visão organizacional

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