Publication
A motivação profissional dos docentes do Ensino Básico e Secundário: a influência de variáveis organizacionais, individuais e pertencentes à interface sujeito-organização
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Jesus, Saul | |
dc.contributor.advisor | Rus, Claudia Lenuta | |
dc.contributor.advisor | Canavarro, José Manuel de Albuquerque Pontacarrero | |
dc.contributor.author | Viseu, J. | |
dc.date.accessioned | 2018-09-13T16:13:06Z | |
dc.date.available | 2018-09-13T16:13:06Z | |
dc.date.issued | 2017-06-02 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | A motivação no trabalho tem-se assumido como uma pedra basilar para o alcance do sucesso organizacional em vários setores de atividade. No setor da educação tem-se dado grande ênfase à motivação docente, dado que professores motivados têm um impacto positivo na motivação dos alunos, ministram um ensino de qualidade, promovem o bem-estar na sala de aula e estão disponíveis para participar na conceção de implementação de reformas educativas. No entanto, este tema tem uma natureza complexa e multifacetada, sendo que grande parte da investigação efetuada sobre ele se tem focado no impacto dos fatores de mal-estar (e.g., ansiedade, burnout, depressão e stresse) na motivação dos professores. Ou seja, os estudos realizados têm apresentado predominantemente um cariz individual e estão ligados à psicopatologia. Assim, podemos verificar que não existe uma visão organizacional para o estudo deste tema. Contudo, as escolas são, na sua essência, organizações e, como tal, é crucial perceber como as dinâmicas organizacionais influenciam a motivação destes profissionais. Além disso, também não tem havido a preocupação em utilizar variáveis ligadas à psicologia positiva como forma de fomentar a motivação dos docentes. Deste modo, através da recolha de uma amostra composta por 1129 professores do Ensino Básico e Secundário, foram realizados um conjunto de estudos que procuraram analisar a relação entre a motivação docente, medida através do commitment organizacional, do engagement no trabalho, da motivação intrínseca e da intenção de permanecer, e um conjunto de variáveis organizacionais (clima organizacional, cultura organizacional e saúde organizacional), pertencentes à interface sujeito-organização (avaliação de desempenho, justiça organizacional e satisfação no trabalho) e individuais (capital psicológico positivo). Os estudos efetuados procuraram compreender os mecanismos, diretos e indiretos, existentes entre estas variáveis e possibilitaram a elaboração de um conjunto de propostas destinadas a promover a motivação dos docentes portugueses. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101443749 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10790 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Capital psicológico positivo | pt_PT |
dc.subject | Motivação docente | pt_PT |
dc.subject | Variáveis organizacionais | pt_PT |
dc.subject | Variáveis pertencentes à interface sujeito-organização | pt_PT |
dc.subject | Visão organizacional | pt_PT |
dc.title | A motivação profissional dos docentes do Ensino Básico e Secundário: a influência de variáveis organizacionais, individuais e pertencentes à interface sujeito-organização | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F89588%2F2012/PT | |
oaire.fundingStream | SFRH | |
person.familyName | Viseu | |
person.givenName | João | |
person.identifier.ciencia-id | 3218-A106-0370 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9817-7300 | |
person.identifier.rid | B-9309-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57016685300 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | aac22f80-7600-4596-9b60-770238a50b9e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | aac22f80-7600-4596-9b60-770238a50b9e | |
relation.isProjectOfPublication | faf03f78-ddf5-4f4a-b682-3dc2da88f09b | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | faf03f78-ddf5-4f4a-b682-3dc2da88f09b | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Doutor | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Psicologia | pt_PT |