Repository logo
 
Publication

A motivação profissional dos docentes do Ensino Básico e Secundário: a influência de variáveis organizacionais, individuais e pertencentes à interface sujeito-organização

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorJesus, Saul
dc.contributor.advisorRus, Claudia Lenuta
dc.contributor.advisorCanavarro, José Manuel de Albuquerque Pontacarrero
dc.contributor.authorViseu, J.
dc.date.accessioned2018-09-13T16:13:06Z
dc.date.available2018-09-13T16:13:06Z
dc.date.issued2017-06-02
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractA motivação no trabalho tem-se assumido como uma pedra basilar para o alcance do sucesso organizacional em vários setores de atividade. No setor da educação tem-se dado grande ênfase à motivação docente, dado que professores motivados têm um impacto positivo na motivação dos alunos, ministram um ensino de qualidade, promovem o bem-estar na sala de aula e estão disponíveis para participar na conceção de implementação de reformas educativas. No entanto, este tema tem uma natureza complexa e multifacetada, sendo que grande parte da investigação efetuada sobre ele se tem focado no impacto dos fatores de mal-estar (e.g., ansiedade, burnout, depressão e stresse) na motivação dos professores. Ou seja, os estudos realizados têm apresentado predominantemente um cariz individual e estão ligados à psicopatologia. Assim, podemos verificar que não existe uma visão organizacional para o estudo deste tema. Contudo, as escolas são, na sua essência, organizações e, como tal, é crucial perceber como as dinâmicas organizacionais influenciam a motivação destes profissionais. Além disso, também não tem havido a preocupação em utilizar variáveis ligadas à psicologia positiva como forma de fomentar a motivação dos docentes. Deste modo, através da recolha de uma amostra composta por 1129 professores do Ensino Básico e Secundário, foram realizados um conjunto de estudos que procuraram analisar a relação entre a motivação docente, medida através do commitment organizacional, do engagement no trabalho, da motivação intrínseca e da intenção de permanecer, e um conjunto de variáveis organizacionais (clima organizacional, cultura organizacional e saúde organizacional), pertencentes à interface sujeito-organização (avaliação de desempenho, justiça organizacional e satisfação no trabalho) e individuais (capital psicológico positivo). Os estudos efetuados procuraram compreender os mecanismos, diretos e indiretos, existentes entre estas variáveis e possibilitaram a elaboração de um conjunto de propostas destinadas a promover a motivação dos docentes portugueses.pt_PT
dc.identifier.tid101443749pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10790
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCapital psicológico positivopt_PT
dc.subjectMotivação docentept_PT
dc.subjectVariáveis organizacionaispt_PT
dc.subjectVariáveis pertencentes à interface sujeito-organizaçãopt_PT
dc.subjectVisão organizacionalpt_PT
dc.titleA motivação profissional dos docentes do Ensino Básico e Secundário: a influência de variáveis organizacionais, individuais e pertencentes à interface sujeito-organizaçãopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F89588%2F2012/PT
oaire.fundingStreamSFRH
person.familyNameViseu
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-id3218-A106-0370
person.identifier.orcid0000-0002-9817-7300
person.identifier.ridB-9309-2016
person.identifier.scopus-author-id57016685300
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationaac22f80-7600-4596-9b60-770238a50b9e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaac22f80-7600-4596-9b60-770238a50b9e
relation.isProjectOfPublicationfaf03f78-ddf5-4f4a-b682-3dc2da88f09b
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryfaf03f78-ddf5-4f4a-b682-3dc2da88f09b
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelDoutor
thesis.degree.nameDoutoramento em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_Doutoramento_Motivação_Docente.pdf
Size:
2.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: