Repository logo
 
Publication

Determinantes da rendibilidade das empresas portuguesas da indústria alimentar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMatias, Fernanda
dc.contributor.authorViseu, André Filipe Pereira
dc.date.accessioned2021-03-31T13:30:13Z
dc.date.available2021-03-31T13:30:13Z
dc.date.issued2020-07-07
dc.description.abstractEste estudo tem como principal objetivo investigar os determinantes da rendibilidade das empresas portuguesas da indústria alimentar. Baseia-se em dados financeiros de uma amostra final composta por 1.773 empresas do período compreendido entre 2010 e 2017, tendo-se obtido um painel com 12.006 observações. Para concretizar o objetivo do estudo utilizou-se a base de dados Amadeus. Foram investigados os seguintes determinantes da rendibilidade: dimensão, crescimento, endividamento total, tangibilidade, liquidez e idade. Os resultados sugerem que todos os fatores investigados são determinantes da rendibilidade das empresas da indústria alimentar. Não obstante, evidenciam que as variáveis endividamento, tangibilidade e dimensão são as mais importantes na explicação do nível de rendibilidade, as duas primeiras com efeito negativo e a dimensão com efeito positivo. As evidências observadas neste trabalho sugerem que a rendibilidade das empresas da indústria alimentar poderá ser potenciada se estas empresas beneficiarem de condições estimulantes ao seu crescimento, se possível, em estruturas com alguma flexibilidade e suficientemente atrativas para que não sejam necessariamente financiadas com capital alheio.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to investigate the determinants of profitability of Portuguese companies in the food industry. It is based on financial data from a final sample of 1.773 companies from 2010 to 2017, and a panel with 12.006 observations was obtained. To achieve the objective of the study we used the Amadeus database. The following determinants of profitability were investigated: size, growth, total indebtedness, tangibility, liquidity and age. The results suggest that all factors investigated are determinants of the profitability of the food industry companies. However, they show that the variables debt, tangibility and dimension are the most important in explaining the level of return, the first two with negative effect and the dimension with positive effect. The evidence observed in this paper suggests that the profitability of food industry enterprises may be boosted if these companies benefit from conditions that stimulate their growth, if possible, in structures with some flexibility and sufficiently attractive that they are not necessarily financed with foreign capitalpt_PT
dc.identifier.tid202653749pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/15313
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTangibilidadept_PT
dc.subjectLiquidez e idadept_PT
dc.subjectIndústriapt_PT
dc.subjectCapital alheiopt_PT
dc.subjectInvestigarpt_PT
dc.subjectEndividamento totalpt_PT
dc.titleDeterminantes da rendibilidade das empresas portuguesas da indústria alimentarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Finanças Empresariaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Final andré.pdf
Size:
689.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format