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Acessibilidade escolar: o caso da Escola Secundária Pinheiro e Rosa em Faro

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A escola inclusiva defende que todos os alunos devem possuir os mesmos direitos e as mesmas igualdades de oportunidades, independentemente das suas dificuldades e características. Os paradigmas sociais e educativos mostram que a escola deve garantir o sucesso educativo de todos os seus alunos e a sua autonomia em termos de mobilidade. Neste contexto os fatores ambientais assumem uma importância relevante no modelo biológico-químico-social da deficiência. Há por isso que garantir que as escolas inclusivas sejam adaptadas às diversas necessidades dos alunos. No presente estudo, focaliza-se a atenção para os que utilizam cadeira de rodas para se deslocarem. Apresenta-se neste estudo uma proposta metodológica de análise e diagnóstico da acessibilidade física escolar, através da construção de parâmetros de desempenho, com base na legislação atualmente em vigor, o Decreto-lei nº 63/2006 de 8 de agosto. Esta metodologia foi aplicada a uma escola secundária localizada na cidade de Faro. O diagnóstico efetuado permitiu averiguar que a escola tem vindo a potenciar a acessibilidade aos seus edifícios e à sua envolvente, apesar de carecer de algumas melhorias arquitetónicas para a tornar plenamente acessível.

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Keywords

Inclusão Deficiência motora Acessibilidade arquitetónica

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Instituto Politécnico de Leiria