Publication
Acessibilidade escolar: o caso da Escola Secundária Pinheiro e Rosa em Faro
| dc.contributor.author | Pinto, Sandra | |
| dc.contributor.author | Pires Rosa, Manuela | |
| dc.date.accessioned | 2017-10-19T19:18:44Z | |
| dc.date.available | 2017-10-19T19:18:44Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.description.abstract | A escola inclusiva defende que todos os alunos devem possuir os mesmos direitos e as mesmas igualdades de oportunidades, independentemente das suas dificuldades e características. Os paradigmas sociais e educativos mostram que a escola deve garantir o sucesso educativo de todos os seus alunos e a sua autonomia em termos de mobilidade. Neste contexto os fatores ambientais assumem uma importância relevante no modelo biológico-químico-social da deficiência. Há por isso que garantir que as escolas inclusivas sejam adaptadas às diversas necessidades dos alunos. No presente estudo, focaliza-se a atenção para os que utilizam cadeira de rodas para se deslocarem. Apresenta-se neste estudo uma proposta metodológica de análise e diagnóstico da acessibilidade física escolar, através da construção de parâmetros de desempenho, com base na legislação atualmente em vigor, o Decreto-lei nº 63/2006 de 8 de agosto. Esta metodologia foi aplicada a uma escola secundária localizada na cidade de Faro. O diagnóstico efetuado permitiu averiguar que a escola tem vindo a potenciar a acessibilidade aos seus edifícios e à sua envolvente, apesar de carecer de algumas melhorias arquitetónicas para a tornar plenamente acessível. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8797-07-0 | |
| dc.identifier.other | AUT: MMR00538; | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10107 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Inclusão | pt_PT |
| dc.subject | Deficiência motora | pt_PT |
| dc.subject | Acessibilidade arquitetónica | pt_PT |
| dc.title | Acessibilidade escolar: o caso da Escola Secundária Pinheiro e Rosa em Faro | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Leiria, Portugal | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 276 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 263 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Livro de Atas da III Conferência Internacional para a Inclusão - INCLUDiT | pt_PT |
| person.familyName | Pires Rosa | |
| person.givenName | Manuela | |
| person.identifier | R-000-R1W | |
| person.identifier.ciencia-id | 801A-7F73-90F9 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-5017-6408 | |
| person.identifier.rid | E-5594-2017 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57203585626 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 37478ec5-6b14-4152-b31f-50d7593fda26 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 37478ec5-6b14-4152-b31f-50d7593fda26 |
