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Authors
Abstract(s)
A presente dissertação discute o diálogo estabelecido entre literatura e cinema no
tratamento da personagem principal – um homem traído que se vinga de forma cruel
dos seus inimigos – na obra literária Le Comte de Monte-Cristo, de Alexandre Dumas, e
nas três adaptações fílmicas escolhidas: Le Comte de Monte-Cristo de Robert Vernay
(1943); The count of Monte Cristo de David Greene (1975) e The count of Monte Cristo
de Kevin Reynolds (2002).
O projecto centra-se na análise da personagem Edmond Dantès/Monte-Cristo na obra
literária e na sua transposição para a obra fílmica, nos graus de adaptação e
contaminação entre os diferentes textos em momentos temporais diferentes. Para isso,
foram estudadas em pormenor cada uma das obras referidas, tendo sempre em vista o
percurso do herói.
A adaptação cinematográfica de uma obra literária é uma operação de criação de um
novo texto com dinamismo e autonomia próprios, resultante de escolhas nem sempre
fáceis de realizar. A grande extensão da obra literária dificultou essa tarefa, no entanto,
os realizadores procuraram constituir um fluir de personagens e de situações
enquadráveis num tempo ideal de visualização confortável. Todas as narrativas
combinam romance e desilusão, acção e aventura, mas os temas da vingança e da
traição são explorados numa perspectiva diferente. As conclusões apuradas constatam que, independentemente da época, a personagem
descrita nos filmes manteve-se fiel à caracterização feita pelo seu criador Alexandre
Dumas, apesar de algumas nuances necessárias para criar um objecto que garantisse
reconhecimento da crítica mas, também, o sucesso comercial.
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Keywords
Literatura francesa Estudo literário Cinema
