| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 4.18 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O agravamento de alguns factores externos, nomeadamente as restrições
orçamentais e consecutivos atrasos nos pagamentos de subsídios públicos
contratualizados, faz com que a dependência do Centro de Ciências do Mar do Algarve
(CCMar) face ao financiamento público seja um entrave à sua sustentabilidade e
sobrevivência.
Face a este problema, a presente dissertação visou apresentar uma estratégia de
Orientação de Mercado (OM) concreta para o CCMar de modo a fomentar a obtenção
de receitas próprias, com vista à atenuação da dependência mencionada.
O processo de investigação adoptado teve por base a metodologia Action
Research (AR) e consistiu em 2 fases (ciclos) interligadas entre si. Em cada uma das
fases ocorreu o planeamento e a execução de uma acção, a qual se concretizou na
consulta através de questionário ao membros da Comissão Científica (CC) do CCMar
sobre o modelo de formulação estratégica (1.ª fase) e a estratégia de OM propostos pelo
autor (2.ª fase). Recorreu-se igualmente a conversas informais com os membros da
Direcção e à consulta de documentos internos do CCMar.
A reflexão sobre os dados recolhidos permitiu concluir que, quer o modelo de
formulação estratégica, quer a estratégia de OM proposta pelo autor ao CCMar, foram
ambos considerados adequados à instituição. Foi ainda possível concluir que a
implementação de uma estratégia de OM, e em concreto a que foi proposta pelo autor,
teria uma reduzida Resistência à Mudança (RM).
Description
Dissertação mest., Marketing, Universidade do Algarve, 2007
Keywords
Teses Marketing Orientação de mercado Action research Resistência à mudança
