Repository logo
 
Publication

Hábitos de leitura de alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico na E.B. 2,3 Poeta Emiliano da Costa

dc.contributor.advisorDias, Isabel Rosa Barriga
dc.contributor.advisorCarmo, Carina Infante do
dc.contributor.authorMelão, Ana Luísa Gabadinho
dc.date.accessioned2014-06-18T11:27:01Z
dc.date.available2014-06-18T11:27:01Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionDissertação de mest., Promoção e Mediação da Leitura, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012por
dc.description.abstractNuma sociedade em constante transformação e em que cada vez somos mais influenciados por uma nova cultura que tem como base fundamental o visual e tecnológico (televisão, computador, ipad ou o telemóvel), que papel desempenha afinal, nos dias de hoje, o livro, especialmente nas camadas mais jovens? O objetivo deste estudo consiste em analisar os hábitos de leitura dos jovens (entre os 10 e os 16/17 anos) que frequentam a escola E.B. 2,3 Poeta Emiliano da Costa, em Estoi, e tentar perceber até que ponto a leitura, comparativamente com outras atividades, é importante nas suas vidas e se esse impacto é sentido da mesma forma pelos alunos nos diferentes ciclos em estudo. Para isso, foi utilizada a metodologia de inquérito por questionário, aplicado a todos os alunos da escola através dos respetivos Diretores de Turma. De acordo com os dados obtidos, há efetivamente uma discrepância entre o 2.º e o 3.º ciclo no que respeita a hábitos de leitura, uma vez que os alunos entre os 10 e os 13 anos se mostram mais motivados e disponíveis para atividades relacionadas com o livro e a leitura do que os alunos mais velhos. Estas diferenças têm a ver não só com as alterações cognitivas típicas da idade, mas também com o facto de ser no 3.º ciclo que os alunos começam a ser mais autónomos na utilização das novas tecnologias que têm à sua disposição. Com este trabalho pretende-se não só dar a conhecer os resultados da investigação realizada sobre os hábitos de leitura dos alunos da referida escola, dos seus gostos e preferências e da forma como escolhem ocupar os seus tempos livres, mas também apresentar algumas linhas orientadoras de atividades que poderão ser dinamizadas pela biblioteca escolar ou pelos docentes de Língua Portuguesa, dos quais se espera que integrem, na sua prática letiva, atividades de diagnóstico da competência da leitura, de forma a planificarem de acordo com os níveis de desempenho e com os gostos/preferências dos alunos.por
dc.identifier.tid202210588
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/4376
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectPromoção de leiturapor
dc.subjectHábitos de leiturapor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectBiblioteca escolarpor
dc.titleHábitos de leitura de alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico na E.B. 2,3 Poeta Emiliano da Costapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Promoção e Mediação da Leiturapor

Files

License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: