Repository logo
 
Publication

Conexões matemáticas na educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGuerreiro, António
dc.contributor.authorSousa, Alexandra Gomes Canal de
dc.date.accessioned2016-08-30T15:47:55Z
dc.date.available2016-08-30T15:47:55Z
dc.date.issued2016-06-28
dc.date.submitted2016
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório tem como título «As conexões matemáticas na educação pré-escolar» e descreve um estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este tema advém da necessidade de compreender qual a importância que a interligação da matemática com as restantes áreas, assume na educação pré-escolar, obtida através da inclusão de estratégias didáticas na planificação de tarefas para o grupo de crianças na sala de atividades. Este estudo foi elaborado com o objetivo de responder à seguinte questão de pesquisa: de que forma é que as estratégias didáticas de conexão da matemática com a literatura para a infância, propostas em tarefas matemáticas podem influenciar a aprendizagem da matemática pelo grupo de crianças e destas, enquanto seres individuais? Para dar resposta a esta questão foram planificadas as tarefas de leitura de um livro de literatura para a infância, com recurso a um material lúdico e, a exploração de um livro interativo, criado com o intuito de aprendizagem da matemática, em contexto de jardim de infância, participando crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. Nestas tarefas foram definidas estratégias didáticas com o objetivo de compreender a vantagem da interação comunicativa entre as crianças, tendo por suporte as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, apresentadas como guia orientador da prática profissional, auxiliando o educador na sua ação diária no jardim de infância. Na recolha de dados foi utilizada a metodologia de observação participante, estando o educador/investigador integrado na ação, compreendendo as interações decorrentes das tarefas propostas. A investigação é suportada pelo enquadramento teórico que passa por compreender o educador como orientador da ação e como elemento essencial na definição de estratégias educativas a incluir na sua ação prática diária. Os resultados desta investigação revelaram a influência da inclusão das estratégias ao mostrar vantagens ao nível do desenvolvimento de capacidades como a reflexão critica, confronto de ideias e resolução de problemas, num contexto de multidisciplinaridade entre as diferentes áreas de conhecimento, neste caso entre o texto literário e a matemática.pt_PT
dc.description.abstractThis report is entitled «Mathematical connections in preschool education» and describes a study carried out under the Supervised Teaching Practice Master in Preschool Education. This issue arises from the need to understand the importance of the interconnection of mathematics with other areas in pre-school education by including teaching strategies in planning tasks for the activity room in preschool education. This study was designed in order to answer the following research question: How is that teaching strategies connection with literature for children encompassed the planning and implementation of a mathematical task can influence the learning of mathematics as a children’s group and as individual beings? To answer this question were planned reading assignments from a literature book for children using play material and the operation of an interactive book created with the intention of learning mathematics in kindergarten context, the participation of children aged 4 and 6 years. These tasks were defined teaching strategies in order to understand the advantage of communicative interaction among students and is supported by the Curriculum Guidelines for Preschool Education, presented with guiding guide professional practice, assisting the teacher in their daily action in the kindergarten. In the data collection was used participant observation methodology, with the educator / researcher in integrated action, including existing and arising from interactions of the proposed tasks. The research is supported by the theoretical framework that involves understanding the teacher as the action guide and as an essential element in defining educational strategies to include in their daily practice action. The results of this research have shown advantages in terms of capacity development as critical reflection, exchange of ideas and problem solving in the context of a multidisciplinary approach between the different areas of knowledge, in this case between the literary text and mathematics.pt_PT
dc.identifier.tid202173623
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8650
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectEstratégias didáticaspt_PT
dc.subjectTarefas matemáticaspt_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectMathpt_PT
dc.subjectTeaching strategiespt_PT
dc.subjectMathematical taskspt_PT
dc.titleConexões matemáticas na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicaçãopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Alexandra-Sousa - Julho 2016.pdf
Size:
1.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: