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Acne Vulgaris: avaliação do impacto de uma ação educativa no conhecimento de jovens adolescentes

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.authorSousa, Sara Cristina Costa Dias
dc.date.accessioned2017-09-27T11:43:06Z
dc.date.available2017-09-27T11:43:06Z
dc.date.issued2017-04-19
dc.date.submitted2016
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractIntrodução: A Acne Vulgaris (AV) é uma doença crónica que se manifesta através de lesões cutâneas. Esta surge normalmente durante a puberdade, contudo, pode afetar qualquer indivíduo em algum momento da sua vida. Tem sido também verificado um elevado desconhecimento, ou fornecimento de informação errada, das causas e fatores agravantes da AV entre a comunidade em geral. Todos estes fatores contribuem para os numerosos transtornos psíquicos e emocionais associados a esta patologia, como depressão, ansiedade, diminuição da autoestima e da autoconfiança. Objetivos: Este estudo teve como principal objetivo a avaliação do conhecimento de jovens adolescentes sobre a Acne Vulgaris e a avaliação do impacto de uma ação educativa junto dos mesmos. Foram também objetivos a caracterização demográfica dos jovens integrados no estudo e a sua perceção sobre a prevalência de acne. Métodos: Foram aplicados a jovens do 3ºciclo do Agrupamento de Escolas de Almodôvar, um total de 212 questionários construídos especificamente para avaliar o conhecimento dos mesmos em duas fases distintas, antes e depois da ação educativa. Posteriormente procedeu-se ao tratamento dos dados obtidos, através do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), de forma a avaliar o impacto da ação educativa nos jovens adolescentes. Resultados e Discussão: A amostra apresentava uma média de idades de cerca de 14 anos, maioritariamente (57,5%) indivíduos do sexo masculino. A perceção sobre a existência de acne nos jovens foi relativamente semelhante antes e depois da sessão educativa, não apresentando diferenças estatisticamente significativas. Contudo, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas (p<0.05) antes e depois da ação educativa ao nível da perceção do conhecimento global dos jovens e da classificação desse conhecimento; bem como nos conhecimentos relativos à definição de acne, aos tipos de acne, etiopatogenia e fatores agravantes da patologia, produtos específicos para acne e ainda alguns mitos como, a acne ser uma patologia contagiosa, o envolvimento da dieta no aparecimento de acne, a limpeza agressiva da pele acneica, a manipulação das lesões ou ainda a utilização de maquilhagem em peles com acne. Conclusão: Parece existir um défice de conhecimentos sobre a acne vulgaris nos jovens adolescentes. Contudo, os resultados levam a crer que a educação sobre esta patologia, em grupo, pode ser uma estratégia de aumento do conhecimento dos jovens adolescentes.pt_PT
dc.identifier.tid201713381pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10041
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAcne Vulgarispt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectConhecimentopt_PT
dc.subjectEducação para a saúdept_PT
dc.titleAcne Vulgaris: avaliação do impacto de uma ação educativa no conhecimento de jovens adolescentespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Faculdade de Ciências e Tecnologia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameCiências Farmacêuticaspt_PT

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