Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
589.8 KB | Adobe PDF | |||
54.02 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da disciplina de Prática
Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Ensino de Línguas no 3º ciclo do Ensino
Básico e no Ensino Secundário, especialização em Ensino de Português e Espanhol.
Este trabalho tem como principal objectivo a análise, descrição e reflexão do
percurso desenvolvido ao longo da leccionação e observação das práticas lectivas.
O local de realização do trabalho foi na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa,
durante o ano lectivo 2009/2010, e teve como participantes três professores estagiários
de Português e Espanhol, duas professoras orientadoras cooperantes da respectiva
Escola e dois orientadores da Universidade do Algarve, um da disciplina de Português e
outro da disciplina de Espanhol.
Este Relatório divide-se em quatro partes:
O capítulo I destina-se essencialmente à caracterização do professor
estagiário, da escola e das turmas sobre as quais incidiu a Prática Pedagógica
Supervisionada.
No capítulo II são descritas, analisadas e reflectidas todas as sequências de
aprendizagem elaboradas para as aulas de Português e de Espanhol. Neste, há também
descrições de modos de actuar relacionados com as crenças, associadas a observações e
vivências, enquanto professor estagiário.
O capítulo III reflecte as crenças que o futuro professor tem acerca da
profissão, do que é ensinar e do que é uma aula de língua. Neste capítulo é analisada a
concepção que o professor estagiário tem do conceito de ‘professor como prático
reflexivo’ e os aspectos que o mesmo considera pertinentes, e que contribuem e limitam
o processo de formação de um professor.
Os anexos que constituem este relatório correspondem a todos os materiais
utilizados nas sequências de aprendizagem da Prática Pedagógica Supervisionada, às
reflexões de observação de aulas dos colegas do núcleo e à planificação do ciclo de
aprendizagem diferente daquele que foi leccionado pelo professor estagiário (3º ciclo).
A elaboração das sequências de aprendizagem desenvolvidas nas práticas
lectivas foi pensada sempre a partir de uma metodologia de ensino que defende a
abordagem comunicativa e o ensino por tarefas.
Description
Keywords
Abordagem comunicativa Ensino por tarefas Autonomia do aluno Observação de aula Prática reflexiva