Repository logo
 
Publication

Prática pedagógica supervisionada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCabral, Maria de Lurdes
dc.contributor.advisorGuerra, Joaquim
dc.contributor.authorMangas, Carlos Alberto Botequilha
dc.date.accessioned2019-07-08T15:03:18Z
dc.date.available2019-07-08T15:03:18Z
dc.date.issued2010-11
dc.date.submitted2010
dc.description.abstractO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da disciplina de Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Ensino de Línguas no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, especialização em Ensino de Português e Espanhol. Este trabalho tem como principal objectivo a análise, descrição e reflexão do percurso desenvolvido ao longo da leccionação e observação das práticas lectivas. O local de realização do trabalho foi na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, durante o ano lectivo 2009/2010, e teve como participantes três professores estagiários de Português e Espanhol, duas professoras orientadoras cooperantes da respectiva Escola e dois orientadores da Universidade do Algarve, um da disciplina de Português e outro da disciplina de Espanhol. Este Relatório divide-se em quatro partes: O capítulo I destina-se essencialmente à caracterização do professor estagiário, da escola e das turmas sobre as quais incidiu a Prática Pedagógica Supervisionada. No capítulo II são descritas, analisadas e reflectidas todas as sequências de aprendizagem elaboradas para as aulas de Português e de Espanhol. Neste, há também descrições de modos de actuar relacionados com as crenças, associadas a observações e vivências, enquanto professor estagiário. O capítulo III reflecte as crenças que o futuro professor tem acerca da profissão, do que é ensinar e do que é uma aula de língua. Neste capítulo é analisada a concepção que o professor estagiário tem do conceito de ‘professor como prático reflexivo’ e os aspectos que o mesmo considera pertinentes, e que contribuem e limitam o processo de formação de um professor. Os anexos que constituem este relatório correspondem a todos os materiais utilizados nas sequências de aprendizagem da Prática Pedagógica Supervisionada, às reflexões de observação de aulas dos colegas do núcleo e à planificação do ciclo de aprendizagem diferente daquele que foi leccionado pelo professor estagiário (3º ciclo). A elaboração das sequências de aprendizagem desenvolvidas nas práticas lectivas foi pensada sempre a partir de uma metodologia de ensino que defende a abordagem comunicativa e o ensino por tarefas.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12634
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAbordagem comunicativapt_PT
dc.subjectEnsino por tarefaspt_PT
dc.subjectAutonomia do alunopt_PT
dc.subjectObservação de aulapt_PT
dc.subjectPrática reflexivapt_PT
dc.titlePrática pedagógica supervisionadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Línguas no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final_Parte Teórica.pdf
Size:
589.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final_ANEXOS_BIBLIOGRAFIA.pdf
Size:
54.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: