Publication
Prática pedagógica supervisionada
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Cabral, Maria de Lurdes | |
dc.contributor.advisor | Guerra, Joaquim | |
dc.contributor.author | Mangas, Carlos Alberto Botequilha | |
dc.date.accessioned | 2019-07-08T15:03:18Z | |
dc.date.available | 2019-07-08T15:03:18Z | |
dc.date.issued | 2010-11 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.description.abstract | O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da disciplina de Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Ensino de Línguas no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, especialização em Ensino de Português e Espanhol. Este trabalho tem como principal objectivo a análise, descrição e reflexão do percurso desenvolvido ao longo da leccionação e observação das práticas lectivas. O local de realização do trabalho foi na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, durante o ano lectivo 2009/2010, e teve como participantes três professores estagiários de Português e Espanhol, duas professoras orientadoras cooperantes da respectiva Escola e dois orientadores da Universidade do Algarve, um da disciplina de Português e outro da disciplina de Espanhol. Este Relatório divide-se em quatro partes: O capítulo I destina-se essencialmente à caracterização do professor estagiário, da escola e das turmas sobre as quais incidiu a Prática Pedagógica Supervisionada. No capítulo II são descritas, analisadas e reflectidas todas as sequências de aprendizagem elaboradas para as aulas de Português e de Espanhol. Neste, há também descrições de modos de actuar relacionados com as crenças, associadas a observações e vivências, enquanto professor estagiário. O capítulo III reflecte as crenças que o futuro professor tem acerca da profissão, do que é ensinar e do que é uma aula de língua. Neste capítulo é analisada a concepção que o professor estagiário tem do conceito de ‘professor como prático reflexivo’ e os aspectos que o mesmo considera pertinentes, e que contribuem e limitam o processo de formação de um professor. Os anexos que constituem este relatório correspondem a todos os materiais utilizados nas sequências de aprendizagem da Prática Pedagógica Supervisionada, às reflexões de observação de aulas dos colegas do núcleo e à planificação do ciclo de aprendizagem diferente daquele que foi leccionado pelo professor estagiário (3º ciclo). A elaboração das sequências de aprendizagem desenvolvidas nas práticas lectivas foi pensada sempre a partir de uma metodologia de ensino que defende a abordagem comunicativa e o ensino por tarefas. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12634 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Abordagem comunicativa | pt_PT |
dc.subject | Ensino por tarefas | pt_PT |
dc.subject | Autonomia do aluno | pt_PT |
dc.subject | Observação de aula | pt_PT |
dc.subject | Prática reflexiva | pt_PT |
dc.title | Prática pedagógica supervisionada | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Línguas no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | pt_PT |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: