Repository logo
 
Publication

As expectativas dos professores face ao ensino da arte no âmbito da disciplina de educação visual e tecnológica: o caso dos professores do Concelho de Beja

dc.contributor.advisorCovas, Maria das Mercês Cabrita de Mendonça
dc.contributor.authorMatias, Maria Rosa Pereira
dc.date.accessioned2011-09-07T16:04:25Z
dc.date.available2011-09-07T16:04:25Z
dc.date.issued2006
dc.descriptionDissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2006por
dc.description.abstractA educação artística desenvolvida ao nível da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) tem ao longo da sua integração no Sistema de Ensino Português, sido perspectivada como detentora de conteúdos pouco relevantes na educação dos jovens, remetendo a disciplina de EVT, para uma área promotora de distracção, lazer e ocupação de tempos livres, que pouco ou nada, contribui para o desenvolvimento das crianças. Apesar de em todas as reformas educativas levadas a cabo e na própria Lei de Bases do Sistema Educativo, a educação artística, merecer uma particular relevância, a realidade actual demonstra que os efeitos práticos dessas medidas não resultaram, e como tal, o problema não só persiste como se agrava dia após dia, fruto da desmotivação dos docentes, originada pela falta de reconhecimento por parte da comunidade educativa. Foi esta constatação, aliada à actividade profissional que desempenhamos, que motivou o desenvolvimento da presente dissertação. Trata-se de uma investigação de natureza eminentemente qualitativa, sob a forma de estudo de caso do tipo descritivo, subordinada ao tema “ As Expectativas dos Professores Face ao Ensino da Arte no Âmbito da Disciplina de Educação Visual e Tecnológica”– O Caso dos Professores do Concelho de Beja”. Pretende-se com esta investigação, perceber e descrever como efectivamente se processa o ensino da arte nas aulas de EVT, quais as expectativas dos docentes face ao ensino de uma área tão vasta como é a arte, por forma a caracterizar o fenómeno, identificar causas e consequências e se possível sinalizar os principais responsáveis. Para além disso, fazem também parte dos objectivos, analisar os efeitos produzidos pela formação contínua de professores e a forma como estes entendem essa formação e os seus contributos.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other374.7 MAT*Exp Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/317
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectFormação de adultospor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEducação artísticapor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectFormação contínuapor
dc.subjectExpectativaspor
dc.subjectProfissãopor
dc.subjectAlentejopor
dc.titleAs expectativas dos professores face ao ensino da arte no âmbito da disciplina de educação visual e tecnológica: o caso dos professores do Concelho de Bejapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação de Bejapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação. Educação e Formação de Adultospor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
tese definitiva rosa matias.pdf
Size:
803.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections