Publication
As expectativas dos professores face ao ensino da arte no âmbito da disciplina de educação visual e tecnológica: o caso dos professores do Concelho de Beja
dc.contributor.advisor | Covas, Maria das Mercês Cabrita de Mendonça | |
dc.contributor.author | Matias, Maria Rosa Pereira | |
dc.date.accessioned | 2011-09-07T16:04:25Z | |
dc.date.available | 2011-09-07T16:04:25Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description | Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2006 | por |
dc.description.abstract | A educação artística desenvolvida ao nível da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) tem ao longo da sua integração no Sistema de Ensino Português, sido perspectivada como detentora de conteúdos pouco relevantes na educação dos jovens, remetendo a disciplina de EVT, para uma área promotora de distracção, lazer e ocupação de tempos livres, que pouco ou nada, contribui para o desenvolvimento das crianças. Apesar de em todas as reformas educativas levadas a cabo e na própria Lei de Bases do Sistema Educativo, a educação artística, merecer uma particular relevância, a realidade actual demonstra que os efeitos práticos dessas medidas não resultaram, e como tal, o problema não só persiste como se agrava dia após dia, fruto da desmotivação dos docentes, originada pela falta de reconhecimento por parte da comunidade educativa. Foi esta constatação, aliada à actividade profissional que desempenhamos, que motivou o desenvolvimento da presente dissertação. Trata-se de uma investigação de natureza eminentemente qualitativa, sob a forma de estudo de caso do tipo descritivo, subordinada ao tema “ As Expectativas dos Professores Face ao Ensino da Arte no Âmbito da Disciplina de Educação Visual e Tecnológica”– O Caso dos Professores do Concelho de Beja”. Pretende-se com esta investigação, perceber e descrever como efectivamente se processa o ensino da arte nas aulas de EVT, quais as expectativas dos docentes face ao ensino de uma área tão vasta como é a arte, por forma a caracterizar o fenómeno, identificar causas e consequências e se possível sinalizar os principais responsáveis. Para além disso, fazem também parte dos objectivos, analisar os efeitos produzidos pela formação contínua de professores e a forma como estes entendem essa formação e os seus contributos. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.identifier.other | 374.7 MAT*Exp Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/317 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Teses | por |
dc.subject | Formação de adultos | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Educação artística | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Formação contínua | por |
dc.subject | Expectativas | por |
dc.subject | Profissão | por |
dc.subject | Alentejo | por |
dc.title | As expectativas dos professores face ao ensino da arte no âmbito da disciplina de educação visual e tecnológica: o caso dos professores do Concelho de Beja | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação de Beja | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação. Educação e Formação de Adultos | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- tese definitiva rosa matias.pdf
- Size:
- 803.15 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format