Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.87 MB | Adobe PDF | |||
226.71 KB | Adobe PDF | |||
231.59 KB | Adobe PDF | |||
206.67 KB | Adobe PDF | |||
593.86 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No ano lectivo 2004/2005, foi iniciado o projecto-piloto de ensino do cinema como opção curricular artística para o 3º ciclo, em duas escolas do Algarve. Depois da redacção do programa, o trabalho efectuado na escola de Quarteira tem-se pautado pela necessidade de reflectir sobre o percurso efectuado e pela construção de diversos materiais didáctico-pedagógicos. Esta investigação pretende certificar a importância da inclusão do cinema como área curricular no ensino básico, nomeadamente pelo seu contributo para a promoção do ensino artístico e para o desenvolvimento da literacia dos Média. Analisa-se também o modelo assente em cadernos temáticos, em comparação com outros exemplos de recursos pedagógicos, tanto como suporte de apoio à disciplina de cinema como pela sua abertura às comunidades escolares.
Description
Dissertação de mest., Comunicação, Cultura e Artes (Estudos da Imagem), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011
Keywords
Literacia dos media Literacias cinematográfica e fílmica Recursos pedagógicos Escola