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Autoeficácia e bem-estar subjetivo - contributo de um programa de educação positiva com alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Luís Sérgio
dc.contributor.authorCavaco, Jéssica Palma
dc.date.accessioned2018-12-14T11:05:24Z
dc.date.available2018-12-14T11:05:24Z
dc.date.issued2018-05-08
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO bem-estar subjetivo, conceito chave da psicologia positiva, tem sido alvo de inúmeros estudos que o conceptualizam como impulsionador do florescimento humano, catalisador das características e virtudes pessoais, bem como fortemente relacionado com os mecanismos cognitivos e motivacionais. Os teóricos desta prática preventiva destacam a pertinência da implementação de projetos de intervenção em contexto escolar, com base nas estratégias de educação positiva com validade empírica demonstrada, que despertem a felicidade nos jovens alunos. Para além de níveis mais elevados de bem-estar subjetivo, a psicologia positiva está associada ao pensamento criativo, a melhor aprendizagem dos alunos, maior envolvimento na comunidade educativa a relacionamentos interpessoais mais gratificantes. Neste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo a análise do impacto de uma intervenção de educação positiva na promoção do bem-estar subjetivo e da autoeficácia em alunos do 3.º ciclo do ensino básico. A intervenção, com recurso à técnica Three Good Things, foi inserida num programa de desenvolvimento de competências, dedicado aos alunos do 7.º ano de escolaridade. Os resultados sustentam a relação entre a intervenção de educação positiva e a componente cognitiva do bem-estar subjetivo, a satisfação com a vida. Nas dimensões de autoeficácia avaliadas destacou-se o impacto da intervenção ao nível da autoeficácia para ir ao encontro das expetativas do outro. A análise da regressão hierárquica apresenta como principal preditor na relação entre a participação na intervenção e o bem-estar subjetivo, a autoeficácia para ir ao encontro das expetativas do outro relativamente à componente satisfação com a vida, e a autoeficácia para os tempos livres e atividades extracurriculares no que respeita a componente afetiva do bem-estar subjetivo. Por último, são discutidas as limitações inerentes ao estudos e implicações para investigações futuras.pt_PT
dc.identifier.tid202023168pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12176
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPsicologia positivapt_PT
dc.subjectEducação positivapt_PT
dc.subjectBem-estar subjetivopt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.titleAutoeficácia e bem-estar subjetivo - contributo de um programa de educação positiva com alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

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Dissertação - Autoeficácia e bem-estar subjetivo - contributo de um programa de educação positiva com alunos do 3.º ciclo~1.pdf
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