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Autoeficácia e bem-estar subjetivo - contributo de um programa de educação positiva com alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Luís Sérgio | |
dc.contributor.author | Cavaco, Jéssica Palma | |
dc.date.accessioned | 2018-12-14T11:05:24Z | |
dc.date.available | 2018-12-14T11:05:24Z | |
dc.date.issued | 2018-05-08 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | O bem-estar subjetivo, conceito chave da psicologia positiva, tem sido alvo de inúmeros estudos que o conceptualizam como impulsionador do florescimento humano, catalisador das características e virtudes pessoais, bem como fortemente relacionado com os mecanismos cognitivos e motivacionais. Os teóricos desta prática preventiva destacam a pertinência da implementação de projetos de intervenção em contexto escolar, com base nas estratégias de educação positiva com validade empírica demonstrada, que despertem a felicidade nos jovens alunos. Para além de níveis mais elevados de bem-estar subjetivo, a psicologia positiva está associada ao pensamento criativo, a melhor aprendizagem dos alunos, maior envolvimento na comunidade educativa a relacionamentos interpessoais mais gratificantes. Neste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo a análise do impacto de uma intervenção de educação positiva na promoção do bem-estar subjetivo e da autoeficácia em alunos do 3.º ciclo do ensino básico. A intervenção, com recurso à técnica Three Good Things, foi inserida num programa de desenvolvimento de competências, dedicado aos alunos do 7.º ano de escolaridade. Os resultados sustentam a relação entre a intervenção de educação positiva e a componente cognitiva do bem-estar subjetivo, a satisfação com a vida. Nas dimensões de autoeficácia avaliadas destacou-se o impacto da intervenção ao nível da autoeficácia para ir ao encontro das expetativas do outro. A análise da regressão hierárquica apresenta como principal preditor na relação entre a participação na intervenção e o bem-estar subjetivo, a autoeficácia para ir ao encontro das expetativas do outro relativamente à componente satisfação com a vida, e a autoeficácia para os tempos livres e atividades extracurriculares no que respeita a componente afetiva do bem-estar subjetivo. Por último, são discutidas as limitações inerentes ao estudos e implicações para investigações futuras. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202023168 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12176 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Psicologia positiva | pt_PT |
dc.subject | Educação positiva | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar subjetivo | pt_PT |
dc.subject | Autoeficácia | pt_PT |
dc.title | Autoeficácia e bem-estar subjetivo - contributo de um programa de educação positiva com alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |
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