Educar para a equidade de género no 2º ciclo do ensino básico: perspetiva dos estudantes em uma turma do Algarve

Relatório PES - Mónica Ribeiro nº 54750.pdf2.06 MBAdobe PDF Download

O presente relatório condensa o percurso pedagógico efetuado ao longo de dois anos letivos. Relativamente ao estudo, este procura compreender as conceções de Equidade de Género de estudantes do final do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nele são apresentados os conceitos fundamentais do estudo, as sequências didáticas implementadas nas diferentes etapas do estudo, os diferentes materiais pedagógicos desenvolvidos e o envolvimento da comunidade educativa. A investigação decorreu no ano letivo 2020/2021, durante a Prática de Ensino Supervisionada, com uma turma de 6.º ano de uma Escola Básica do concelho de Lagos. A recolha de dados foi realizada presencialmente e remotamente, devido à pandemia COVID-19 que se vivia no momento e que obrigou ao isolamento de estudantes. O estudo pretende responder às questões: Quais as perspetivas de equidade de género em alunos do 2º ciclo do Ensino Básico? ; De que forma podemos educar para a equidade de género no 2º ciclo do Ensino Básico?. A metodologia utilizada foi predominantemente qualitativa/interpretativa, visto o objetivo principal ser: conhecer a perspetiva dos/as estudantes do 2º ciclo em relação ao tema: equidade de género. Os resultados obtidos sugerem que os/as estudantes têm consciência de que existem desigualdades entre géneros, mas que têm vindo a ser atenuadas ao longo dos séculos. De um modo geral, verificou-se que todos/as compreendem as diferenças existentes nos direitos e deveres entre mulheres e homens, mas sobretudo ao nível monetário e no que diz respeito à realização de atividades domésticas. Analogamente comprovou-se que apesar dos/as alunos/as ouvirem comumente falar sobre o tema Igualdade de Género, estes/as têm enormes lacunas na explicitação de conceitos fundamentais.
The present report condenses the pedagogical journey carried out over two school years. Regarding the study, it seeks to understand the conceptions of Gender Equity of students at the end of the 2nd cycle of basic education. It presents the fundamental concepts of the study, the didactic sequences implemented in the different stages of the study, the different pedagogical materials developed, and the involvement of the educational community. The research took place in the school year 2020/2021, during the Supervised Teaching Practice, with a 6th grade class of a Basic School in the municipality of Lagos. Data collection was carried out physically and remotely, due to the COVID-19 pandemic that was going on at the time and that forced the isolation of students. The study aims to answer the questions: What are the perspectives of gender equity in 2nd cycle elementary school students? ; How can we educate for gender equity in 2nd cycle elementary school?. The methodology used was predominantly qualitative/interpretative since the main objective was to know the perspective of 2nd cycle students regarding the theme: gender equity. The results obtained suggest that the students are aware that gender inequalities exist, but that they have been reduced over the centuries. In general, it was verified that all of them understand the differences existing in the rights and duties between women and men, but mainly in the monetary level and regarding the performance of domestic activities. Similarly, it was proven that although the students hear a lot about Gender Equality, they have enormous gaps in the explanation of the fundamental concepts.

2º ciclo Educação para a cidadania global Equidade de género História e geografia de portugal Igualdade de género Perspetiva de alunos(as)