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Um estudo sobre a reputação, satisfação e motivação em contexto organizacional: um caso do sector público

dc.contributor.advisorJesus, Saul Neves de
dc.contributor.authorViseu, J.
dc.date.accessioned2013-06-19T16:16:03Z
dc.date.available2013-06-19T16:16:03Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação de mest., Psicologia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011por
dc.description.abstractEste estudo pretende averiguar qual o impacto que a percepção de reputação, na óptica do colaborador, tem na sua satisfação laboral e, por sua vez, qual a influência que esta tem na satisfação com a vida e motivação no trabalho. Com este intuito, foi recolhida uma amostra composta por 1082 colaboradores da Comboios de Portugal Entidade Pública Empresarial. Para concretização desta investigação, recorreu-se a uma metodologia de índole quantitativa utilizando-se um protocolo de investigação constituído por quatro escalas, destinadas a aferir, a percepção de reputação, a satisfação e motivação no trabalho, e a satisfação com a vida, bem como por um questionário demográfico. Os resultados obtidos, através do recurso ao programa de análise estatística SPSS, permitem-nos compreender que a percepção de reputação tem um impacto significativo na explicação da satisfação no trabalho (32.9%), e que esta influencia, de forma significativa, a satisfação com a vida (55.0%) e a motivação no trabalho (64.6%). Estes dados, podem ter influência ao nível das políticas organizacionais internas, dado que, indicam às organizações que a percepção de reputação dos seus colaboradores é, possivelmente, garantia de uma satisfação laboral positiva e que esta, afecta tanto a motivação laboral como a satisfação com a vida. Se estes conceitos forem correctamente conciliados, a imagem projectada para o exterior, público-alvo e comunidade, será positiva e isso poderá trazer um efeito benéfico ao nível do bottom-line (retorno financeiro).por
dc.identifier.other331 VIS*Est Cave
dc.identifier.tid202227723
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/2725
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectMotivação no trabalhopor
dc.subjectPercepção de reputaçãopor
dc.subjectPolíticas organizacionaispor
dc.subjectSatisfação com a vidapor
dc.subjectSatisfação no trabalhopor
dc.titleUm estudo sobre a reputação, satisfação e motivação em contexto organizacional: um caso do sector públicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameViseu
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-id3218-A106-0370
person.identifier.orcid0000-0002-9817-7300
person.identifier.ridB-9309-2016
person.identifier.scopus-author-id57016685300
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublicationaac22f80-7600-4596-9b60-770238a50b9e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaac22f80-7600-4596-9b60-770238a50b9e
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor

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