Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
506.64 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho identifica as principais alterações ocorridas em empresas que desenvolveram o sistema de gestão de qualidade ISO 9000. O objectivo é verificar se a certificação é, num contexto geral, sinónimo de vantagem ou se pelo contrário a certificação apenas dificulta a vida das organizações.
No sentido de desenvolver e enquadrar o tema, discutir-se-ão aspectos relacionados com a qualidade, a certificação, o aparecimento da norma ISO 9000 e a sua relação com a Gestão da Qualidade Total (GQT) e ainda certos factores que possam influenciar a performance das organizações, tais como a dimensão da empresa, a idade, o tempo decorrido pós-certificação e o mercado em que ela actua (doméstico ou internacional). A análise destes aspectos revela ausência de consenso na literatura, pelo que se pretende contribuir para a formação de um consenso sobre a matéria.
A metodologia de trabalho consiste em aplicar um inquérito às empresas portuguesas que tenham implementado o sistema de gestão da qualidade ISO 9000. Os dados recolhidos são trabalhados com recurso a técnicas de estatística descritiva e de inferência estatística, por forma a caracterizar a situação em Portugal e a testar algumas hipóteses sobre motivações, obstáculos, vantagens e desvantagens da ISO 9000.
O estudo termina com a comparação da análise teórica com a análise prática, na tentativa de responder aos objectivos propostos. Em geral as vantagens verificadas são superiores às desvantagens verificadas após a certificação e por isso, neste estudo, o saldo final revelou-se positivo.
Description
Dissertação mest., Gestão Empresarial, Universidade do Algarve, 2009
Keywords
Teses Qualidade Gestão da qualidade Certificação de empresas Vantagens Desvantagens