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A rede social e o envolvimento das famílias no jardim de infância: estudo de caso
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Borges, Maria Leonor | |
dc.contributor.author | Guerra, Sandra Cláudia Monteiro | |
dc.date.accessioned | 2018-12-12T09:31:51Z | |
dc.date.available | 2018-12-12T09:31:51Z | |
dc.date.issued | 2018-01-26 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | O relatório de investigação de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se apresenta tem como título “A rede social e o envolvimento das famílias no jardim de infância: Estudo de caso”. Neste Relatório é apresentado o trabalho de cariz investigativo desenvolvido numa sala de de jardim de infância de Faro, constituída por crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. O estudo, que decorreu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), teve como principal finalidade compreender o papel da rede social facebook na promoção da relação família-jardim de infância. Metodologicamente trata-se de um estudo qualitativo, na forma de estudo de caso, com recurso aos seguintes instrumentos para obtenção de dados: o grupo no facebook, análise documental e questionários aos pais e à educadora cooperante. Os resultados do estudo indicam que o recurso à rede social facebook é adequado como forma de envolver as famílias no jardim de infância permitindo a comunicação, circulação de informação e redução das distâncias entre as duas instituições. Apesar deste reconhecimento os resultados indicam que para uma utilização mais adequada as famílias devem ser objeto de uma melhor informação com o intuito de: informar quanto às potencialidades daquela plataforma; levar a uma maior participação de todos os elementos da família próxima da criança (não apenas a mãe mas também o pai e os restantes membros da família); não centrar a informação apenas nas atividades em contexto de sala e desenvolver estratégias para melhorar as práticas interativas entre o(a) educador(a)/ jardim de infância e a família. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202016145 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12164 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Jardim de infância | pt_PT |
dc.subject | Educador(a) de infância | pt_PT |
dc.subject | Redes sociais | pt_PT |
dc.subject | pt_PT | |
dc.title | A rede social e o envolvimento das famílias no jardim de infância: estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |