Repository logo
 
Publication

LightOnYou: programa baseado no mindfulness aplicado no ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorJesus, Saul
dc.contributor.advisorMartins, Maria Helena
dc.contributor.authorCoelho, Filipa Catarina de Almeida
dc.date.accessioned2023-07-06T13:35:42Z
dc.date.embargo2024-07-07
dc.date.issued2023-06-01
dc.description.abstractAs práticas de mindfulness, meditação e yoga têm vindo a ter um papel muito importante na vida quotidiana da população portuguesa não só pelos seus benefícios, mas também pelo impacto biopsicossocial. Contudo, verificou-se que, apesar destas abordagens estarem a ser implementadas em contexto escolar, não se encontram muitos estudos que as integrem numa intervenção multimodal nem as implementem a crianças e adolescentes do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico. A presente investigação teve como objetivos principais promover respostas (de baixo custo) às necessidades da intervenção escolar, numa amostra de alunos entre o 5º e 9º ano de escolaridade, e averiguar o impacto desta intervenção nesta população. Participaram 154 alunos ao longo dos vários estudos apresentados. Os participantes responderam a diferentes protocolos consoante o ano letivo em que decorria o projeto. Os resultados alcançados foram de encontro aos objetivos previamente definidos. Assevera-se um impacto benéfico e útil da intervenção multimodal baseada em práticas de mindfulness, yoga e meditação ao longo destes 3 anos letivos na população escolhida. Constatou-se assim, um aumento do tempo dedicado ao estudo, da perceção de apoio recebido e da medida de saúde comportamental. De igual forma, verificou-se também uma redução dos sintomas de burnout e stresse assim como uma diminuição da exposição a comportamentos agressivos fora da escola/em casa. Conforme os principais resultados e conclusões, foram identificados alguns aspetos a ter em consideração para futuras investigação-ação, nomeadamente ao nível da inclusão de um grupo de controlo.pt_PT
dc.description.abstractMindfulness, meditation and yoga practices have been playing a very important role in the daily life of the Portuguese population, not only for their benefits, but also for their biopsychosocial impact. However, it has been found that, although these approaches are being implemented in a school context, there are not many studies that integrate them into a multimodal intervention or implement them with children and adolescents in the 2nd and 3rd cycle of Basic Education. The main goals of this investigation were to promote (low-cost) responses to the needs of school intervention, with a sample of students between the 5th and 9th grade, and to ascertain the impact of this intervention on this population. 154 students participated throughout the various studies presented. Participants responded to different protocols according to the school year in which the project was carried out. The achieved results were in line with the previously defined goals. It was asserted that there was a beneficial and useful impact of the multimodal intervention based on mindfulness, yoga and meditation practices over these 3 school years on the chosen population. There was thus an increase in the time dedicated to studying, in the perception of the received support and in the measure of behavioural health. Likewise, there was also a reduction in burnout and stress symptoms, as well as a decrease in the exposure to aggressive behaviour outside of school/at home. According to the main results and conclusions, some aspects were identified which should be taken into consideration for future action/research, namely in terms of the inclusion of a control group.pt_PT
dc.identifier.tid101739877pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/19816
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectIntervenção multimodalpt_PT
dc.subjectMindfulnesspt_PT
dc.subjectYogapt_PT
dc.subjectMeditaçãopt_PT
dc.titleLightOnYou: programa baseado no mindfulness aplicado no ensino básicopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelDoutor
thesis.degree.nameDoutoramento em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese doutoramente Filipa Coelho.pdf
Size:
1.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: