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Marketing sensorial em spas: a influência dos estímulos sensoriais na fidelização do consumidor

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociais
dc.contributor.advisorAgapito, Lúcia Miguel
dc.contributor.authorRibeirinha, Margarida Rocha
dc.date.accessioned2025-07-15T16:08:07Z
dc.date.available2025-07-15T16:08:07Z
dc.date.issued2024-12-17
dc.description.abstractNo contexto atual, o marketing sensorial tem vindo a assumir um papel relevante, especialmente em segmentos focados no bem-estar e no turismo. Os spas sobressaem como ambientes que aplicam estratégias sensoriais para melhorar a experiência do cliente. De acordo com a literatura existente, o marketing sensorial utiliza os sentidos para estabelecer uma ligação emocional com marcas ou produtos. Os spas, por sua vez, surgem como ambientes ideais para implementar estratégias, proporcionando experiências sensoriais que promovem o relaxamento e bem-estar. O objetivo geral deste estudo é explorar o marketing sensorial no Luxus Azorean Spa Concept, e avaliar como os estímulos sensoriais presentes nesses ambientes influenciam a fidelização dos consumidores. Com este propósito, foram delineados objetivos específicos, como: identificar os sentidos que são mais valorizados pelos consumidores em spas; identificar os fatores sensoriais mais influentes na escolha de um spa; e compreender a correlação do ambiente sensorial na fidelização do consumidor. O estudo empírico foi realizado no Luxus Azorean Spa Concept, recorrendo-se a uma abordagem quantitativa descritiva. Foram distribuídos questionários aos clientes que utilizaram os serviços do spa. A análise dos dados foi aprimorada com o auxílio do software Power BI. Os resultados revelam que, independentemente do segmento e do público-alvo do Luxus Azorean Spa Concept, os inquiridos valorizam bastante a experiência sensorial completa proporcionada pelo spa. Entre as principais contribuições deste estudo, destaca-se a compreensão de como os diferentes estímulos sensoriais contribuem para a experiência do consumidor e, consequentemente a sua fidelização; além de contribuir para uma atmosfera sensorial única, contribuindo assim para uma relação a longo prazo com os clientes.por
dc.description.abstractIn the current context, sensory marketing has assumed a relevant role, especially in segments focused on wellness and tourism. Spas stand out as environments that apply sensory strategies to enhance the customer experience. According to the existing literature, sensory marketing uses the senses to establish an emotional connection with brands or products. Spas, in turn, are ideal environments for implementing strategies such as the use of specific aromas, ambient music selection, among others, providing sensory experiences that promote relaxation and well-being. The main objective of this study is to explore sensory marketing at the Luxus Azorean Spa Concept and assess how the sensory stimuli present in these environments influence customer loyalty. To this end, specific objectives were outlined, such as: identifying the senses most valued by consumers in spas; identifying the sensory factors that have the greatest influence on the choice of a spa; and understanding the correlation between the sensory environment and customer loyalty. These objectives are essential for the analysis and development of sensory marketing in spas. The empirical study was conducted at the Luxus Azorean Spa Concept, using a descriptive quantitative approach. Questionnaires were distributed to clients who had used the spa’s services, and data analysis was enhanced with the aid of Power BI software. The results show that, regardless of the segment or target audience of the Luxus Azorean Spa Concept, respondents highly value the complete sensory experience provided by the spa. Among the key contributions of this study is the understanding of how different sensory stimuli enhance the customer experience and, consequently, their loyalty. Additionally, it highlights the role of a unique sensory atmosphere in fostering a long-term relationship with clients.eng
dc.identifier.tid203876377
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/27410
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectMarketing sensorial
dc.subjectSpa
dc.subjectExperiência sensorial
dc.subjectEstímulos sensoriais
dc.subjectCinco sentidos
dc.titleMarketing sensorial em spas: a influência dos estímulos sensoriais na fidelização do consumidorpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing

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