Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.02 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar, levada a cabo numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em contexto de jardim de infância, no ano letivo de 2014/2015, e tem por tema «O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica- Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle».
O estudo tem como objetivo dar resposta às questões de investigação “Poderá o livro de literatura para crianças ser utilizado como um recurso educativo noutras áreas de conteúdo?” e “Poder-se-á trabalhar o domínio da matemática a partir do livro de literatura para crianças?”. A obtenção das respostas resultará da descrição e análise das atividades que iremos desenvolver e a sua respetiva interpretação. Consideramos, assim, pelas suas características, que se trata de um estudo de natureza mista, onde utilizámos métodos qualitativos e métodos quantitativos.
De forma a obtermos a informação de que necessitávamos, desenvolvemos duas atividades: a construção de um livro e a realização de puzzles. Na primeira atividade, a construção do livro, tivemos como principal objetivo demonstrar que, a partir do livro de literatura para crianças, podemos trabalhar várias áreas de conteúdo. Na segunda atividade, a realização de puzzles, tivemos como principal objetivo demostrar que pode haver uma articulação entre a literatura e a matemática. Contudo, no decorrer das atividades, sentimos a necessidade de desenvolver uma outra: a identificação do animal real, de forma a percebermos se as crianças sabiam identificar a cor real dos vários animais.
É importante referir que todas as atividades têm como ponto de partida o livro Um artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle.
Description
Dissertação de Mestrado, Educação Pre-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
Keywords
Educação pré-escolar Literatura para crianças Multidisciplinariedade Interdisciplinaridade Matemática