Repository logo
 
Publication

O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle

datacite.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, Olga
dc.contributor.authorRodrigues, Catarina Alexandra Rocha
dc.date.accessioned2016-04-19T13:30:43Z
dc.date.available2016-04-19T13:30:43Z
dc.date.issued2016-01-14
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Educação Pre-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar, levada a cabo numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em contexto de jardim de infância, no ano letivo de 2014/2015, e tem por tema «O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica- Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle». O estudo tem como objetivo dar resposta às questões de investigação “Poderá o livro de literatura para crianças ser utilizado como um recurso educativo noutras áreas de conteúdo?” e “Poder-se-á trabalhar o domínio da matemática a partir do livro de literatura para crianças?”. A obtenção das respostas resultará da descrição e análise das atividades que iremos desenvolver e a sua respetiva interpretação. Consideramos, assim, pelas suas características, que se trata de um estudo de natureza mista, onde utilizámos métodos qualitativos e métodos quantitativos. De forma a obtermos a informação de que necessitávamos, desenvolvemos duas atividades: a construção de um livro e a realização de puzzles. Na primeira atividade, a construção do livro, tivemos como principal objetivo demonstrar que, a partir do livro de literatura para crianças, podemos trabalhar várias áreas de conteúdo. Na segunda atividade, a realização de puzzles, tivemos como principal objetivo demostrar que pode haver uma articulação entre a literatura e a matemática. Contudo, no decorrer das atividades, sentimos a necessidade de desenvolver uma outra: a identificação do animal real, de forma a percebermos se as crianças sabiam identificar a cor real dos vários animais. É importante referir que todas as atividades têm como ponto de partida o livro Um artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle.pt_PT
dc.identifier.tid202178935
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8031
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectLiteratura para criançaspt_PT
dc.subjectMultidisciplinariedadept_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.titleO livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carlept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicaçãopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório PES.pdf
Size:
3.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: