Publication
O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle
datacite.subject.fos | Humanidades::Outras Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Olga | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Catarina Alexandra Rocha | |
dc.date.accessioned | 2016-04-19T13:30:43Z | |
dc.date.available | 2016-04-19T13:30:43Z | |
dc.date.issued | 2016-01-14 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Educação Pre-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016 | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar, levada a cabo numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em contexto de jardim de infância, no ano letivo de 2014/2015, e tem por tema «O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica- Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle». O estudo tem como objetivo dar resposta às questões de investigação “Poderá o livro de literatura para crianças ser utilizado como um recurso educativo noutras áreas de conteúdo?” e “Poder-se-á trabalhar o domínio da matemática a partir do livro de literatura para crianças?”. A obtenção das respostas resultará da descrição e análise das atividades que iremos desenvolver e a sua respetiva interpretação. Consideramos, assim, pelas suas características, que se trata de um estudo de natureza mista, onde utilizámos métodos qualitativos e métodos quantitativos. De forma a obtermos a informação de que necessitávamos, desenvolvemos duas atividades: a construção de um livro e a realização de puzzles. Na primeira atividade, a construção do livro, tivemos como principal objetivo demonstrar que, a partir do livro de literatura para crianças, podemos trabalhar várias áreas de conteúdo. Na segunda atividade, a realização de puzzles, tivemos como principal objetivo demostrar que pode haver uma articulação entre a literatura e a matemática. Contudo, no decorrer das atividades, sentimos a necessidade de desenvolver uma outra: a identificação do animal real, de forma a percebermos se as crianças sabiam identificar a cor real dos vários animais. É importante referir que todas as atividades têm como ponto de partida o livro Um artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202178935 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8031 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Literatura para crianças | pt_PT |
dc.subject | Multidisciplinariedade | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.title | O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestre | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |