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Os filhos, os pais e a matemática
| dc.contributor.advisor | Gonçalves, Fernando Ribeiro | |
| dc.contributor.author | Simões, Manuel Marcelino Maduro | |
| dc.date.accessioned | 2014-04-11T14:06:58Z | |
| dc.date.available | 2015-04-11T00:30:06Z | |
| dc.date.issued | 2010 | |
| dc.description | Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010 | por |
| dc.description.abstract | A presente investigação tem como intenção primeira, tentar perceber, até que ponto o gosto pela disciplina de Matemática e o prosseguimento de estudos para áreas afins são influenciados pelas representações dos Pais. A família e as suas interacções fornecem à criança dois eixos de coordenadas do mundo, por um lado, um eixo afectivo/expressivo de que a mãe é o centro e, por outro, um eixo instrumental de que o pai é o centro. A partir daqui a família fornece à criança uma diferenciação dos sexos em termos de papéis. No que respeita à Matemática, destacamos aqui a importância atribuída à opinião dos filhos a propósito desta disciplina, mas tendo como base aquilo que estes recebem da família, ou seja, das representações sócio - profissionais dos pais. O nosso estudo avaliou o papel da família e da sua influência sobre as atitudes dos filhos em relação à matemática e seu desempenho nessa disciplina, bem como o prosseguimento de estudos dos filhos para áreas afins à matemática. Relativamente à metodologia utilizada, começámos por desenhar um modelo explicativo teórico, que evoluiu, fruto do pré-teste aos especialistas. O processo de recolha de dados passou por um grupo de 18 inquiridos (turma B – 12º ano – 2009/2010). Nesta conformidade, surgiu então o modelo explicativo emergente que, em resultado dos testes de que foi alvo, através da sua sujeição a especialistas, evoluiu para um instrumento final, que foi entregue, em mão, pelo investigador, a uma amostra que corresponde à população de alunos e ex-alunos da Escola Secundária de S. Brás de Alportel, alguns universitários (amostra e população são coincidentes no nosso estudo, sendo que dos 114 questionários entregues, foram recepcionados 87, correspondendo a uma taxa de retorno de 76%), que nos pareceu, dada a pequena dimensão da escola, ser bastante significativa para desenvolver o nosso estudo. Para observarmos todas as etapas supra descritas, utilizámos a técnica do questionário. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3763 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Relação educativa | por |
| dc.subject | Matemática | por |
| dc.subject | Família | por |
| dc.subject | Profissão | por |
| dc.subject | Sucesso | por |
| dc.subject | Vocação | por |
| dc.subject | Pais | por |
| dc.subject | Filhos | por |
| dc.title | Os filhos, os pais e a matemática | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Observação e Análise da Relação Educativa | por |
