Repository logo
 
Publication

Avaliação dos impactos de intervenção de educação positiva no bem-estar e no desempenho escolar de alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Luís Sérgio
dc.contributor.authorMedina, Tatiana de Lurdes Bettencourt
dc.date.accessioned2017-10-18T16:36:20Z
dc.date.available2017-10-18T16:36:20Z
dc.date.issued2017-07-10
dc.date.submitted2016
dc.descriptionDissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractNo último século observou-se um foco da Psicologia na reparação dos aspetos negativos da vida, o que negligencia o indivíduo realizado e a comunidade próspera (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000). É neste cenário que surge a Psicologia Positiva tendo como intuito otimizar a qualidade de vida e desenvolver o bem-estar. Nos últimos anos, o interesse manifestado sobre as aplicações da psicologia positiva para a educação tem aumentado. Uma vez que a escola é um dos contextos mais importantes no desenvolvimento dos jovens, este contexto constitui um espaço privilegiado para o desenvolvimento de iniciativas relacionadas com a promoção de bem-estar. Para além disso, evidências sugerem que ao promover o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes, o desempenho escolar destes aumenta (Norrish, Williams, O’Connor & Robinson, 2013). Nesse sentido, a presente investigação teve como objetivo avaliar o impacto de uma intervenção de educação positiva no bem-estar e no desempenho escolar de alunos do 2.º ciclo do ensino básico. Recorreu-se a um desenho metodológico quasi-experimental com recolha de dados em dois momentos, antes e após a intervenção, de indicadores de expressão emocional e de satisfação com a vida, num grupo de 85 alunos de uma escola do 2.º ciclo do ensino básico. A intervenção consistiu no registo diário de acontecimentos positivos e a reflexão destes durante um mês. Os resultados obtidos estão em consonância com investigações anteriores, na medida em que suportam os benefícios da promoção do bem-estar nas escolas.pt_PT
dc.identifier.tid201739291pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10104
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPsicologia positivapt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectEducação positivapt_PT
dc.subjectDesempenho escolarpt_PT
dc.titleAvaliação dos impactos de intervenção de educação positiva no bem-estar e no desempenho escolar de alunos do 2.º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.namePsicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_Avaliação dos impactos de uma intervenção de educação positiva no bem-estar e no desempenho escolar de alunos~1.pdf
Size:
1.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: