Publication
Avaliação dos impactos de intervenção de educação positiva no bem-estar e no desempenho escolar de alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Luís Sérgio | |
dc.contributor.author | Medina, Tatiana de Lurdes Bettencourt | |
dc.date.accessioned | 2017-10-18T16:36:20Z | |
dc.date.available | 2017-10-18T16:36:20Z | |
dc.date.issued | 2017-07-10 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017 | |
dc.description.abstract | No último século observou-se um foco da Psicologia na reparação dos aspetos negativos da vida, o que negligencia o indivíduo realizado e a comunidade próspera (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000). É neste cenário que surge a Psicologia Positiva tendo como intuito otimizar a qualidade de vida e desenvolver o bem-estar. Nos últimos anos, o interesse manifestado sobre as aplicações da psicologia positiva para a educação tem aumentado. Uma vez que a escola é um dos contextos mais importantes no desenvolvimento dos jovens, este contexto constitui um espaço privilegiado para o desenvolvimento de iniciativas relacionadas com a promoção de bem-estar. Para além disso, evidências sugerem que ao promover o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes, o desempenho escolar destes aumenta (Norrish, Williams, O’Connor & Robinson, 2013). Nesse sentido, a presente investigação teve como objetivo avaliar o impacto de uma intervenção de educação positiva no bem-estar e no desempenho escolar de alunos do 2.º ciclo do ensino básico. Recorreu-se a um desenho metodológico quasi-experimental com recolha de dados em dois momentos, antes e após a intervenção, de indicadores de expressão emocional e de satisfação com a vida, num grupo de 85 alunos de uma escola do 2.º ciclo do ensino básico. A intervenção consistiu no registo diário de acontecimentos positivos e a reflexão destes durante um mês. Os resultados obtidos estão em consonância com investigações anteriores, na medida em que suportam os benefícios da promoção do bem-estar nas escolas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201739291 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10104 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Psicologia positiva | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar | pt_PT |
dc.subject | Educação positiva | pt_PT |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_PT |
dc.title | Avaliação dos impactos de intervenção de educação positiva no bem-estar e no desempenho escolar de alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Psicologia da Educação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Dissertação_Avaliação dos impactos de uma intervenção de educação positiva no bem-estar e no desempenho escolar de alunos~1.pdf
- Size:
- 1.19 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.41 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: