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Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação tem como grande tema a Responsabilidade Social das
Empresas e, mais especificamente, as representações que os empresários têm sobre a forma
como definem políticas e implementam práticas socialmente responsáveis.
Assenta num estudo de caso realizado na empresa Delta Cafés, SGPS, S.A.,
sedeada em Campo Maior, no distrito de Portalegre, e objetivou perceber qual a visão que
a própria empresa tem sobre as políticas e as práticas de Responsabilidade Social que tem
vindo a desenvolver, ao longo dos 51 anos decorridos desde a sua fundação
Inicialmente é feita uma abordagem à relação que se estabelece entre a sociedade e
as empresas, assim como à emergência de incorporação da responsabilidade social nas suas
práticas gestionárias, como fator determinante para o desenvolvimento sustentável das
próprias empresas, da sociedade e do planeta. É ainda analisada a evolução histórica do
conceito desde a segunda metade do século XX até à atualidade, bem como o papel que as
organizações internacionais, supranacionais e nacionais têm desempenhado no processo de
desenvolvimento da Responsabilidade Social no mundo empresarial. São igualmente
apresentadas as principais teorias, modelos e abordagens de Responsabilidade Social,
assim como alguns dos instrumentos que têm vindo a ser criados, com o objetivo de
fomentar e promover a sua incorporação nas empresas.
Como fontes de recolha de dados fez-se uso de pesquisa bibliográfica e documental,
de observação e de entrevista semi-estruturada.
Os resultados da investigação permitem verificar que o desenvolvimento da
empresa tem sido pautado pela construção e consolidação de uma cultura empresarial
assente em valores que, sendo transversais a toda a estrutura da organização, lhe conferem
coerência entre as políticas e as práticas de responsabilidade social. Permitem, ainda,
verificar que a empresa tem uma visão ampliada do negócio, não se preocupando somente
com objetivos económicos e comerciais, mas também com o impacto ambiental da sua
atividade e pelo assumir de um papel ativo na melhoria da qualidade de vida das
comunidades, tornando esse processo numa filosofia de gestão e transformando a
Responsabilidade Social numa ferramenta de atuação global, que envolve todas as relações
e áreas da empresa e dos grupos a ela ligada.
Description
Keywords
Educação social Responsabilidade social Empresas Valores Desenvolvimentos sustentável Stakeholders