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A influência do stress nas funções executivas cognitivas e emocionais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorInácio, Filomena Café
dc.contributor.authorDionel, Gabriel António Ferreira
dc.date.accessioned2024-04-05T10:15:46Z
dc.date.available2024-04-05T10:15:46Z
dc.date.issued2023-08-11
dc.description.abstractO stress pode ser caracterizado como uma resposta comportamental e fisiológica que ocorre perante dificuldades, ou eventos, que o indivíduo tem de ultrapassar utilizando os recursos e meios que dispõe. Alguns estudos têm demonstrado que o stress pode influenciar o funcionamento executivo, comprometendo tanto o sistema executivo cognitivo como o sistema executivo emocional. O presente estudo procurou investigar a relação entre o stress e o funcionamento executivo, explorando o seu efeito em ambos os sistemas separadamente. A amostra incluiu 46 estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, sendo que 25 foram expostos a uma manipulação que tinha o intuito de induzir stress e os restantes integraram o grupo de controlo emparelhado por idade e escolaridade. Foram avaliadas funções executivas cognitivas e emocionais, nomeadamente a atenção e controlo inibitório, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e teoria da mente, tendo sido utilizado o Stroop Color and Word Test e um Stroop Emocional; a prova de Memória de Dígitos da Wechsler; uma prova de Fluência Verbal; o Trail Making Test e Faux Pas Recognition Task. Os resultados revelam que os participantes do grupo experimental demonstram um melhor desempenho no tempo de resposta tanto do Stroop Color and Word Test Cognitivo como do Stroop Emocional, e na percentagem de acertos das respostas certas no Stroop Emocional. Estes resultados revelam que, de facto, o stress demonstra uma influência em ambos os sistemas, contudo contrária ao que se esperava inicialmente. Conclui-se que o stress pode afetar tanto as funções executivas cognitivas como as emocionais, sendo importante explorar e avaliar separadamente cada sistema, dado o espetro de influência que o stress pode manifestar no funcionamento executivo.pt_PT
dc.description.abstractStress can be characterized as a behavioral and physiological response that occurs when faced with difficulties, or events, that the individual must overcome using the resources and means available. Some studies have shown that stress can influence executive functioning, compromising both the cognitive executive system and the emotional executive system. The present study sought to investigate the relationship between stress and executive functioning exploring its effect on both systems separately. The sample included 46 university students aged between 18 and 40 years old, 25 of whom were exposed to a manipulation that intended to induce stress and the remainder were part of the control group matched by age and education. Cognitive and emotional executive functions were assessed, namely attention and inhibitory control, working memory, cognitive flexibility, and theory of mind, using the Stroop Colour and Word Test and an Emotional Stroop; the Wechsler Digit Span; a Verbal Fluency test; the Trail Making Test and the Faux Pas Recognition Task. The results reveal that participants in the experimental group demonstrate better performance in time response for both the Cognitive Stroop Colour and Word Test and the Emotional Stroop Test, and in the percentage of correct answers in the Emotional Stroop Test. These results reveal that, in fact, stress demonstrates an influence on both systems, however, contrary to what was initially expected. It is concluded that stress can affect both cognitive and emotional executive functions, and that is important to explore and evaluate each system separately, given the spectrum of influence that stress can manifest on executive functioning.pt_PT
dc.identifier.tid203436890pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/20601
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectStresspt_PT
dc.subjectFunções executivas cognitivas e emocionaispt_PT
dc.subjectStress psicológicopt_PT
dc.subjectAtenção e controlo inibitóriopt_PT
dc.subjectMemória de trabalhopt_PT
dc.titleA influência do stress nas funções executivas cognitivas e emocionaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Neurociências Cognitivas e Neuropsicologiapt_PT

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