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A educação positiva como base de um modelo de intervenção psicológica com alunos do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Luís Sérgio
dc.contributor.authorPedro, Vanda Cristina Sotto Mayor Dias
dc.date.accessioned2017-09-23T10:33:58Z
dc.date.available2017-09-23T10:33:58Z
dc.date.issued2017-07-10
dc.date.submitted2017
dc.descriptionDissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractO bem-estar tem vindo a ser reconhecido como um fator determinante no processo de crescimento humano, mostrando-se preditor de aspetos tão diversos como melhor saúde física e mental, relações mais gratificantes, pensamento mais criativo e melhores aprendizagens. A abordagem preventiva adotada em Psicologia Positiva tem levado a Psicologia da Educação a interessar-se pelos possíveis benefícios da promoção do bem-estar em ambientes escolares. No entanto, a investigação e a prática pedagógica não têm fornecido dados suficientes que permitam avaliar a eficácia deste tipo de intervenção. O objetivo principal deste estudo foi avaliar o impacto de uma intervenção de Educação Positiva na expressão de emoções, no bem-estar e, indiretamente, no rendimento escolar de 81 alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (2º e 3º anos). Os níveis de bem-estar subjetivo dos participantes foram medidos antes e depois de um exercício que envolvia a recordação, registo e reflexão sobre ocorrências positivas que lhes tivessem acontecido no dia anterior (grupo experimental). Este exercício foi realizado diariamente durante cinco meses e tinha como objetivo aumentar os níveis de expressão de emoções positivas nas crianças. Os resultados indicam que a intervenção não exerceu o efeito diferenciador previsto entre o primeiro segundo momento de avaliação, ou seja, a evolução do bem-estar e da satisfação das crianças que seguiram o programa de intervenção positiva não se diferenciou de forma fiável da evolução do bem-estar das crianças do grupo de controlo. Também o desempenho escolar dos participantes não pareceu ter sofrido uma influência evidente da intervenção. Estes resultados são discutidos à luz de investigações anteriores e das limitações metodológicas do próprio estudo. Torna-se crucial dar continuidade a este tipo de investigação para esclarecer averiguar os seus potenciais efeitos no bem-estar subjetivo das crianças em contexto escolar.pt_PT
dc.identifier.tid201717808pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10008
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação positivapt_PT
dc.subjectBem-estar subjetivopt_PT
dc.subjectSatisfação com a vidapt_PT
dc.subjectExpressão de emoçõespt_PT
dc.subjectEstudantes do ensino básicopt_PT
dc.titleA educação positiva como base de um modelo de intervenção psicológica com alunos do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.namePsicologia da Educaçãopt_PT

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