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A educação positiva como base de um modelo de intervenção psicológica com alunos do ensino básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Luís Sérgio | |
dc.contributor.author | Pedro, Vanda Cristina Sotto Mayor Dias | |
dc.date.accessioned | 2017-09-23T10:33:58Z | |
dc.date.available | 2017-09-23T10:33:58Z | |
dc.date.issued | 2017-07-10 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017 | |
dc.description.abstract | O bem-estar tem vindo a ser reconhecido como um fator determinante no processo de crescimento humano, mostrando-se preditor de aspetos tão diversos como melhor saúde física e mental, relações mais gratificantes, pensamento mais criativo e melhores aprendizagens. A abordagem preventiva adotada em Psicologia Positiva tem levado a Psicologia da Educação a interessar-se pelos possíveis benefícios da promoção do bem-estar em ambientes escolares. No entanto, a investigação e a prática pedagógica não têm fornecido dados suficientes que permitam avaliar a eficácia deste tipo de intervenção. O objetivo principal deste estudo foi avaliar o impacto de uma intervenção de Educação Positiva na expressão de emoções, no bem-estar e, indiretamente, no rendimento escolar de 81 alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (2º e 3º anos). Os níveis de bem-estar subjetivo dos participantes foram medidos antes e depois de um exercício que envolvia a recordação, registo e reflexão sobre ocorrências positivas que lhes tivessem acontecido no dia anterior (grupo experimental). Este exercício foi realizado diariamente durante cinco meses e tinha como objetivo aumentar os níveis de expressão de emoções positivas nas crianças. Os resultados indicam que a intervenção não exerceu o efeito diferenciador previsto entre o primeiro segundo momento de avaliação, ou seja, a evolução do bem-estar e da satisfação das crianças que seguiram o programa de intervenção positiva não se diferenciou de forma fiável da evolução do bem-estar das crianças do grupo de controlo. Também o desempenho escolar dos participantes não pareceu ter sofrido uma influência evidente da intervenção. Estes resultados são discutidos à luz de investigações anteriores e das limitações metodológicas do próprio estudo. Torna-se crucial dar continuidade a este tipo de investigação para esclarecer averiguar os seus potenciais efeitos no bem-estar subjetivo das crianças em contexto escolar. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201717808 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10008 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação positiva | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar subjetivo | pt_PT |
dc.subject | Satisfação com a vida | pt_PT |
dc.subject | Expressão de emoções | pt_PT |
dc.subject | Estudantes do ensino básico | pt_PT |
dc.title | A educação positiva como base de um modelo de intervenção psicológica com alunos do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Psicologia da Educação | pt_PT |