Repository logo
 
Publication

Relação escola-família em contextos multiculturais: percepção dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico face à participação das famílias na vida da escola

dc.contributor.advisorPinto, Jorge Manuel Bento
dc.contributor.authorEscarameia, Beatriz do Carmo
dc.date.accessioned2011-09-07T16:04:30Z
dc.date.available2011-09-07T16:04:30Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2008por
dc.description.abstractA presente investigação tem como pano de fundo a relação entre a escola e família e a crescente diversidade cultural das escolas portuguesas. As dificuldades de comunicação, de relacionamento e sobretudo de desenvolvimento de estratégias de cooperação entre a escola e a família são hoje amplamente discutidas. Diversas vezes a relação entre pais e professores tem sido pautada por conflitos de interesses causando constrangimentos a nível relacional. Consideramos que a escola tem responsabilidades na aproximação e na abertura da mesma às famílias, tendo o professor um papel preponderante no desenvolvimento de um clima favorável à sua colaboração. O estudo aqui apresentado identificou, numa primeira parte, as diferenças nas percepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o envolvimento parental de famílias/encarregados de educação de alunos de origem lusa e africana que indicam que estes últimos são, em média, vistos como adoptando menos comportamentos de envolvimento na escola que os primeiros. Na segunda parte, através de entrevistas semidirectivas a quatro professores do 1º Ciclo do Ensino Básico aprofundou-se a caracterização das suas ideias sobre envolvimento parental em famílias de origem africana considerando a sua formação, experiência, e concepções sobre multiculturalidade. Os resultados obtidos permitem reflectir sobre o modo como os professores pensam a situação das famílias de minorias étnicas relativamente à sua participação na escola. Ppor
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other373.3 ESC*Rel Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/350
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectMulticulturalismopor
dc.subjectMinorias étnicaspor
dc.titleRelação escola-família em contextos multiculturais: percepção dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico face à participação das famílias na vida da escolapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Sociais e Humanaspor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação. Educação de Infânciapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
QUESTIONÁRIO DE ENVOLVIMENTO PARENTAL NA ESCOLA VERSÃO PARA PROFESSORES.pdf
Size:
59.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE DE MESTRADO - Beatriz Escarameia.pdf
Size:
648 KB
Format:
Adobe Portable Document Format