Publication
Relação escola-família em contextos multiculturais: percepção dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico face à participação das famílias na vida da escola
dc.contributor.advisor | Pinto, Jorge Manuel Bento | |
dc.contributor.author | Escarameia, Beatriz do Carmo | |
dc.date.accessioned | 2011-09-07T16:04:30Z | |
dc.date.available | 2011-09-07T16:04:30Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description | Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2008 | por |
dc.description.abstract | A presente investigação tem como pano de fundo a relação entre a escola e família e a crescente diversidade cultural das escolas portuguesas. As dificuldades de comunicação, de relacionamento e sobretudo de desenvolvimento de estratégias de cooperação entre a escola e a família são hoje amplamente discutidas. Diversas vezes a relação entre pais e professores tem sido pautada por conflitos de interesses causando constrangimentos a nível relacional. Consideramos que a escola tem responsabilidades na aproximação e na abertura da mesma às famílias, tendo o professor um papel preponderante no desenvolvimento de um clima favorável à sua colaboração. O estudo aqui apresentado identificou, numa primeira parte, as diferenças nas percepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o envolvimento parental de famílias/encarregados de educação de alunos de origem lusa e africana que indicam que estes últimos são, em média, vistos como adoptando menos comportamentos de envolvimento na escola que os primeiros. Na segunda parte, através de entrevistas semidirectivas a quatro professores do 1º Ciclo do Ensino Básico aprofundou-se a caracterização das suas ideias sobre envolvimento parental em famílias de origem africana considerando a sua formação, experiência, e concepções sobre multiculturalidade. Os resultados obtidos permitem reflectir sobre o modo como os professores pensam a situação das famílias de minorias étnicas relativamente à sua participação na escola. P | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.identifier.other | 373.3 ESC*Rel Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/350 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Teses | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Ensino básico | por |
dc.subject | Multiculturalismo | por |
dc.subject | Minorias étnicas | por |
dc.title | Relação escola-família em contextos multiculturais: percepção dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico face à participação das famílias na vida da escola | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação. Educação de Infância | por |