Repository logo
 
Publication

Conhecimento e consciência dos sons aos três anos de idade: construção de instrumentos para recolha de dados e estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, Olga Maria Costa da
dc.contributor.advisorFernandes, Maria Alice Ribeiro de Sá Teixeira
dc.contributor.authorCosta, Mara Alexandra Gomes da
dc.date.accessioned2018-03-09T13:48:11Z
dc.date.available2018-03-09T13:48:11Z
dc.date.issued2017-11-27
dc.date.submitted2017
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractA presente investigação consiste em conceber e aplicar instrumentos adequados à identificação das capacidades fonológicas, isto é, perceção auditiva através da discriminação de pares mínimos, reconhecimento de sons não linguísticos e identificação de situações idênticas e consciência fonológica a partir da aplicação de tarefas de consciência silábica, intrassilábica e fonémica, das crianças com três anos de idade. O objetivo é determinar quais as capacidades mais desenvolvidas nesta faixa etária. Sabe-se que a faixa etária dos três anos se revela fundamental no processo de desenvolvimento linguístico das crianças, pois, com esta idade, já devem ser capazes de discriminar todos os sons da sua língua materna, assistindo-se, por isso, a uma fase de transição para uma nova etapa do domínio linguístico, a consciência fonológica. Contudo, e embora o percurso linguístico seja semelhante para todas as crianças, em virtude de a faculdade da linguagem ser universal, é importante considerar que os ritmos de aprendizagem e desenvolvimento podem ser diferentes, por o contexto linguístico a que estão expostas não ser o mesmo. Neste sentido, foi realizado um estudo com uma amostra constituída por doze crianças com três anos de idade. Para a sua realização, foram construídos instrumentos para aplicar às crianças, com o intuito de recolher os dados e, assim, dar uma resposta aos objetivos delineados. Os resultados mostraram que a capacidade fonológica em que as crianças apresentaram melhores resultados foi a discriminação auditiva e, logo depois, a compreensão. Seguem-se-lhes o reconhecimento de sons não linguísticos e a identificação de sons consonânticos e sílabas associadas. Por último, as restantes componentes da consciência fonológica. Verificou-se, portanto, que as crianças com três anos de idade se encontram na fase de compreensão e discriminação auditiva, mas já demonstram alguma sensibilidade a nível da consciência fonológica, em particular a silábica.pt_PT
dc.identifier.tid201832828pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10428
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCrianças com três anospt_PT
dc.subjectDesenvolvimento linguísticopt_PT
dc.subjectCompreensão verbalpt_PT
dc.subjectDiscriminação auditivapt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.titleConhecimento e consciência dos sons aos três anos de idade: construção de instrumentos para recolha de dados e estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório conhecimento e consciência dos sons aos três anos de idade_versão final.pdf
Size:
2.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Errata_relatório_Mara Costa.pdf
Size:
148.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: