Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.17 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo analisa as lógicas e as razões dos alunos e coordenadores de Cursos de Educação e Formação (CEF), nível II, relativamente à trajectória escolar dos jovens que os frequentam, e é circunscrito a quatro escolas situadas no Baixo Alentejo: Almodôvar, Aljustrel, Ourique e Mértola.
Trata-se de um estudo de carácter exploratório, baseado numa metodologia mista (quantitativa e qualitativa), através do qual se procura compreender alguns aspectos que, de forma directa ou indirecta, interagem e condicionam as decisões dos jovens, tanto na tomada de decisão para ingressarem em cursos CEF, como no prosseguimento de estudos após conclusão do mesmo.
Procurámos conhecer as representações dos actores envolvidos nos CEF (alunos e professores) sobre esta oferta educativa, através da caracterização do percurso escolar destes alunos e da identificação das razões/aspectos motivacionais que conduziram ao ingresso no CEF, com o intuito de perceber a eventual relação entre o desenvolvimento curricular dos cursos e a opção de escolha que os alunos efectuaram. Pretendemos, ainda, compreender a eventual relação entre a frequência nos cursos e as expectativas de sucesso dos alunos.
Para o efeito aplicámos um inquérito por questionário a todos os alunos inscritos nos CEF, nível II, dos Agrupamentos de Escolas de Almodôvar, Ourique, Mértola e Aljustrel, assim como um conjunto de entrevistas semi-estruturadas a cinco coordenadores/directores de turma dos referidos cursos.
Os resultados apurados tendem a considerar que esta oferta educativa e formativa é promissora de sucesso escolar e que contribui para que os alunos assumam compromissos mais sólidos com o prosseguimento de uma trajectória escolar.
Description
Dissertação de mestrado, Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2011
Keywords
Insucesso/abandono escolar Competências/Qualificações Igualdade de oportunidades Desenvolvimento Curricular