Repository logo
 
Publication

As lógicas e as representações dos actores nos cursos Educação Formação face aos seus percursos escolares: estudo exploratório realizado no Baixo Alentejo, nos concelhos de Ourique, Almodôvar, Aljustrel e Mértola

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorQuintas, Helena Luísa Martins
dc.contributor.authorGodinho, Maria Antónia da Silva Ricardo Charraz
dc.date.accessioned2018-04-06T10:28:37Z
dc.date.available2018-04-06T10:28:37Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2011
dc.description.abstractO presente estudo analisa as lógicas e as razões dos alunos e coordenadores de Cursos de Educação e Formação (CEF), nível II, relativamente à trajectória escolar dos jovens que os frequentam, e é circunscrito a quatro escolas situadas no Baixo Alentejo: Almodôvar, Aljustrel, Ourique e Mértola. Trata-se de um estudo de carácter exploratório, baseado numa metodologia mista (quantitativa e qualitativa), através do qual se procura compreender alguns aspectos que, de forma directa ou indirecta, interagem e condicionam as decisões dos jovens, tanto na tomada de decisão para ingressarem em cursos CEF, como no prosseguimento de estudos após conclusão do mesmo. Procurámos conhecer as representações dos actores envolvidos nos CEF (alunos e professores) sobre esta oferta educativa, através da caracterização do percurso escolar destes alunos e da identificação das razões/aspectos motivacionais que conduziram ao ingresso no CEF, com o intuito de perceber a eventual relação entre o desenvolvimento curricular dos cursos e a opção de escolha que os alunos efectuaram. Pretendemos, ainda, compreender a eventual relação entre a frequência nos cursos e as expectativas de sucesso dos alunos. Para o efeito aplicámos um inquérito por questionário a todos os alunos inscritos nos CEF, nível II, dos Agrupamentos de Escolas de Almodôvar, Ourique, Mértola e Aljustrel, assim como um conjunto de entrevistas semi-estruturadas a cinco coordenadores/directores de turma dos referidos cursos. Os resultados apurados tendem a considerar que esta oferta educativa e formativa é promissora de sucesso escolar e que contribui para que os alunos assumam compromissos mais sólidos com o prosseguimento de uma trajectória escolar.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10568
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInsucesso/abandono escolarpt_PT
dc.subjectCompetências/Qualificaçõespt_PT
dc.subjectIgualdade de oportunidadespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Curricularpt_PT
dc.titleAs lógicas e as representações dos actores nos cursos Educação Formação face aos seus percursos escolares: estudo exploratório realizado no Baixo Alentejo, nos concelhos de Ourique, Almodôvar, Aljustrel e Mértolapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.disciplineCiências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Disertação de Mestrado - 31.10.2011.pdf
Size:
2.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: