Publication
Avaliação diagnóstica de competências numéricas de uma aluna com deficiência intelectual com recurso ao software educativo: os números da Mimocas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Guerreiro, António Manuel da Conceição | |
dc.contributor.author | Carvalho, Maria José Felisberto Matias de | |
dc.date.accessioned | 2016-02-25T14:23:59Z | |
dc.date.available | 2016-02-25T14:23:59Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015 | |
dc.description.abstract | No âmbito da presente dissertação de mestrado desenvolveu-se um estudo com o intuito de proceder a uma avaliação diagnóstica das competências matemáticas de uma aluna com deficiência intelectual, através da utilização do software educativo Os Números da Mimocas. A aluna, abrangida pelo Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro, usufrui da medida educativa Adequações Curriculares Individuais, constante do seu Programa Educativo Individual mas, tendo em conta as suas limitações e capacidades, perspetiva-se a alteração para um Currículo Específico Individual. Pelas suas implicações, tanto ao nível do tipo de aprendizagens como da certificação, a opção por este tipo de currículo deve ser muito bem ponderada, o que exige uma avaliação rigorosa por parte de uma equipa pluridisciplinar do agrupamento. Considerando que um dos objetivos da educação é preparar os alunos para a vida ativa, a avaliação das competências matemáticas é fundamental, sendo parte integrante de uma larga bateria de testes psicopedagógicos. O enquadramento teórico da investigação foi sustentado por informação relevante acerca da Educação Especial, da Deficiência Intelectual, das Tecnologias da Comunicação e Informação e do ensino da Matemática para alunos com Necessidades Educativas Especiais. Optou-se por uma metodologia de pesquisa em educação, o Design Based Research e para a recolha de informação, recorreu-se à análise documental e à observação participante da intervenção, organizada em cinco sessões. Após a análise dos dados recolhidos, foi possível verificar que a utilização do referido software permitiu que se atingissem os objetivos pretendidos de forma eficaz, superando o expetável. Constatou-se que o uso do recurso tecnológico permitiu que a aluna superasse algumas das suas dificuldades relacionadas com a concentração/atenção, auto-estima e, principalmente, a motivação. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202208524 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7744 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_PT |
dc.subject | Competências matemáticas | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias da informação | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Software educativo | pt_PT |
dc.title | Avaliação diagnóstica de competências numéricas de uma aluna com deficiência intelectual com recurso ao software educativo: os números da Mimocas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2015 Tese Mestrado MJF (n┬║ 20048) -(assinado).pdf
- Size:
- 992.24 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: