Repository logo
 
Publication

Avaliação diagnóstica de competências numéricas de uma aluna com deficiência intelectual com recurso ao software educativo: os números da Mimocas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGuerreiro, António Manuel da Conceição
dc.contributor.authorCarvalho, Maria José Felisberto Matias de
dc.date.accessioned2016-02-25T14:23:59Z
dc.date.available2016-02-25T14:23:59Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015
dc.description.abstractNo âmbito da presente dissertação de mestrado desenvolveu-se um estudo com o intuito de proceder a uma avaliação diagnóstica das competências matemáticas de uma aluna com deficiência intelectual, através da utilização do software educativo Os Números da Mimocas. A aluna, abrangida pelo Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro, usufrui da medida educativa Adequações Curriculares Individuais, constante do seu Programa Educativo Individual mas, tendo em conta as suas limitações e capacidades, perspetiva-se a alteração para um Currículo Específico Individual. Pelas suas implicações, tanto ao nível do tipo de aprendizagens como da certificação, a opção por este tipo de currículo deve ser muito bem ponderada, o que exige uma avaliação rigorosa por parte de uma equipa pluridisciplinar do agrupamento. Considerando que um dos objetivos da educação é preparar os alunos para a vida ativa, a avaliação das competências matemáticas é fundamental, sendo parte integrante de uma larga bateria de testes psicopedagógicos. O enquadramento teórico da investigação foi sustentado por informação relevante acerca da Educação Especial, da Deficiência Intelectual, das Tecnologias da Comunicação e Informação e do ensino da Matemática para alunos com Necessidades Educativas Especiais. Optou-se por uma metodologia de pesquisa em educação, o Design Based Research e para a recolha de informação, recorreu-se à análise documental e à observação participante da intervenção, organizada em cinco sessões. Após a análise dos dados recolhidos, foi possível verificar que a utilização do referido software permitiu que se atingissem os objetivos pretendidos de forma eficaz, superando o expetável. Constatou-se que o uso do recurso tecnológico permitiu que a aluna superasse algumas das suas dificuldades relacionadas com a concentração/atenção, auto-estima e, principalmente, a motivação.pt_PT
dc.identifier.tid202208524
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7744
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectDeficiência intelectualpt_PT
dc.subjectCompetências matemáticaspt_PT
dc.subjectTecnologias da informaçãopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectSoftware educativopt_PT
dc.titleAvaliação diagnóstica de competências numéricas de uma aluna com deficiência intelectual com recurso ao software educativo: os números da Mimocaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2015 Tese Mestrado MJF (n┬║ 20048) -(assinado).pdf
Size:
992.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: