Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
178.73 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo visa a compreensão do desenvolvimento, nas dimensões cognitiva e social,
de um adolescente de 15 anos de idade com diagnóstico do Espectro do Autismo, a partir do
seu processo de acompanhamento, sistemático e estruturado, com a construção simultânea de
um portefólio, como instrumento inicial no que diz respeito ao registo da nossa intervênção.
O forte vínculo relacional existente entre nós, como técnica e o jovem facilitou o
reconhecimento do seu potencial e possibilitou a nossa intervenção, designadamente pelo
recurso à hipoterapia como estratégia de resposta às suas características.
O processo de acompanhamento que desenvolvemos possibilitou que identificássemos, no
jovem em estudo, manifestações de comportamentos inapropriados, que surgiam associados a
sintomas como dificuldades no registo empático, na compreensão social e nas interacções
recíprocas, que parecem ser os défices nucleares da sua problemática.
Assim e tendo como objectivo final fazer com que o jovem fosse capaz de compreender o que
lhe era pedido, estabelecemos com ele uma relação privilegiada e de confiança que foi fulcral
na concretização dos objectivos pretendidos, bem como na qualidade da relação afectiva
estabelecida.
O estudo de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que, a propósito, desenvolvemos,
permitiu-nos caracterizar e compreender o processo de desenvolvimento do jovem,
designadamente nos campos do comportamento e da comunicação. Com a elaboração deste
estudo descobrimos que não há nada mais fácil para aceitar verdadeiramente uma pessoa e os
seus sentimentos do que compreendê-la.
Description
Dissertação de mest., Psicologia da Educação, Universidade do Algarve, 2007
Keywords
Desenvolvimento cognitivo Desenvolvimento social Autismo Hipoterapia Empatia Vínculo relacional