Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A influência da ansiedade e da superproteção dos pais, no desenvolvimento da ansiedade social nas crianças em idade pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese 19 março.pdf1.68 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Enquadramento: A Perturbação da Ansiedade Social (PAS) é descrita como uma perturbação muito frequente em crianças e na adolescência, tendo um elevado impacto em diversos domínios da vida. Torna-se fundamental identificar os preditores da AS, em idades pré-escolares, por forma, a implementar estratégias de intervenção adequadas. Neste contexto, o principal objetivo do nosso estudo foi perceber de que forma, as variáveis de influência parental e variáveis da criança se relacionam com os níveis de ansiedade social da criança, tendo em conta o género sexual, tanto dos filhos como dos seus progenitores. Metodologia: Neste estudo, foram recolhidos dados de pais de 316 crianças, entre os 2 e os 6 anos. As variáveis relativas aos pais foram avaliadas através dos questionários: (AMBI) - Escala de Inibição Comportamental no Adulto; (POM) Medida de Superproteção Parental; (EASDIS) Escala de Ansiedade e Evitamento em situações de Desempenho e de Interação social. No que concerne, às variáveis das crianças foram avaliadas através dos questionários: (PAS) Escala de Ansiedade Pré-escolar; (BIQ) Questionário de Inibição Comportamental. Resultados e Discussão: Os principais resultados revelaram uma relação entre o Temperamento Inibido e a AS da criança. Por sua vez, a AS da Mãe influi na AS dos filhos, independentemente do sexo, caso que não se verifica, nos progenitores masculinos. A superproteção surge como uma variável mediadora entre os pais e as crianças, não obstante, esta relação depende do sexo da criança e dos pais. Os resultados são discutidos à luz da literatura atual, acerca do estudo da relação dos fatores parentais no desenvolvimento de AS.
Background: Social Anxiety Disorder (SAD) is described as a very frequent disorder in children and adolescents, which has a high impact in several domains of life. It is essential to identify SA predictors, at pre-school ages, to implement appropriate intervention strategies. In this context, the main objective of our study was to understand how variables of parental influence and variables of the child are related to the levels of social anxiety of the child, considering the sexual gender, both children and parents. Methodology: In this study, data were collected from parents of 316 children aged 2 to 6 years, and the variables related to the parents were evaluated through the questionnaires: (AMBI) - Adult Measure of Behavioral Inhibition; (POM) - Parental Overprotection Measure; (AESDIS) - Anxiety and Avoidance Scale in Situations of Performance and Social Interaction. Regarding the variables of the children, were evaluated through the questionnaires: (PAS) - Pre-school Anxiety Scale; (BIQ) - Behavioral Inhibition Questionnaire. Results and Discussion: The main results revealed a relationship between the Inhibited Temperament and the SA of the child. Also, revealed that the SA of the Mother influences the SA of the children, regardless of sex, but the SA of the father does not. Overprotection arises as a mediating variable between parents and children; however, this relationship depends on the gender of the child and the parents. The results are discussed considering the current literature on the study of the relationship of parental factors in the development of SA.

Description

Keywords

Ansiedade social Superproteção Temperamento Inibido Infância

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License