Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A educação comunitária e a agenda socioambiental de comunidades quilombolas do Vale do Ribeira: resultados da intervenção à Comunidade de Morro Seco

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Mestrado Final.pdf1.66 MBAdobe PDF Download
Anexo 1.pdf517.14 KBAdobe PDF Download
Anexo 2.pdf31.63 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A educação comunitária configura-se como uma prática socioeducativa voltada para emancipação dos sujeitos, contribui para a sua autonomia e pode ser determinante para a transformação dos cenários, principalmente da classe carente e oprimida da sociedade. Encara a aprendizagem e o conhecimento como instrumentos que promovem e que ampliam a consciência dos indivíduos, sendo adquirida na vida e durante a mesma. O seu caráter participativo e social, assim como a sua distinta metodologia, trazem, para os processos educativos, instrumentos que permitem ser utilizados diariamente, porque fazem parte da vida dos sujeitos. A Agenda Socioambiental das comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira foi elaborada e desenvolvida utilizando estratégias e ferramentas educativas que se inserem dentro do paradigma da educação comunitária. A presente investigação, um estudo de caso que usou metódos qualitativos, analisa e explora essa intervenção do Instituto Socioambiental Brasileiro, especificamente na comunidade de Morro Seco. Com base nos depoimentos recolhidos na comunidade, e também da coordenação do instituto, concluímos que a Agenda Quilombola de Morro Seco contribuiu, e ainda contribui, para a a evolução, instrumentalização e conscientização dos sujeitos em estudo, e que esse processo interventivo e socioeducativo tem sido um elemento fundamental, no sentido de proporcionar o desenvolvimento comunitário, a melhoria organizacional de Morro Seco, com reflexo na transformação, ainda que lenta e paulatina, da comunidade em estudo.

Description

Dissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014

Keywords

Educação de adultos Formação de adultos Intervenção comunitária Estudos de caso São Paulo - Vale do Ribeira

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License