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A educação comunitária e a agenda socioambiental de comunidades quilombolas do Vale do Ribeira: resultados da intervenção à Comunidade de Morro Seco
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Quintas, Helena | |
dc.contributor.author | Silva, Cezar Augusto | |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T14:54:24Z | |
dc.date.available | 2016-04-01T14:54:24Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | A educação comunitária configura-se como uma prática socioeducativa voltada para emancipação dos sujeitos, contribui para a sua autonomia e pode ser determinante para a transformação dos cenários, principalmente da classe carente e oprimida da sociedade. Encara a aprendizagem e o conhecimento como instrumentos que promovem e que ampliam a consciência dos indivíduos, sendo adquirida na vida e durante a mesma. O seu caráter participativo e social, assim como a sua distinta metodologia, trazem, para os processos educativos, instrumentos que permitem ser utilizados diariamente, porque fazem parte da vida dos sujeitos. A Agenda Socioambiental das comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira foi elaborada e desenvolvida utilizando estratégias e ferramentas educativas que se inserem dentro do paradigma da educação comunitária. A presente investigação, um estudo de caso que usou metódos qualitativos, analisa e explora essa intervenção do Instituto Socioambiental Brasileiro, especificamente na comunidade de Morro Seco. Com base nos depoimentos recolhidos na comunidade, e também da coordenação do instituto, concluímos que a Agenda Quilombola de Morro Seco contribuiu, e ainda contribui, para a a evolução, instrumentalização e conscientização dos sujeitos em estudo, e que esse processo interventivo e socioeducativo tem sido um elemento fundamental, no sentido de proporcionar o desenvolvimento comunitário, a melhoria organizacional de Morro Seco, com reflexo na transformação, ainda que lenta e paulatina, da comunidade em estudo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202136388 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7921 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação de adultos | pt_PT |
dc.subject | Formação de adultos | pt_PT |
dc.subject | Intervenção comunitária | pt_PT |
dc.subject | Estudos de caso | pt_PT |
dc.subject | São Paulo - Vale do Ribeira | pt_PT |
dc.title | A educação comunitária e a agenda socioambiental de comunidades quilombolas do Vale do Ribeira: resultados da intervenção à Comunidade de Morro Seco | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação e da Formação | pt_PT |
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